Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5466
wcag
Title: Intervenções de enfermagem à pessoa submetida a ventilação não invasiva no serviço de urgência
Authors: Rosário, Catarina Luísa Coimbra do
Orientador: Ruivo, Alice
Keywords: Enfermagem médico-cirúrgica
Ventilação não invasiva
Competências
Melhoria contínua da qualidade
Segurança dos cuidados
Issue Date: 9-Nov-2021
Citation: Rosário, C. (2021). Intervenções de enfermagem à pessoa submetida a ventilação não invasiva no serviço de urgência. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Castelo Branco]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja.
Abstract: Nos últimos anos, com o reconhecimento dos benefícios terapêuticos da ventilação não invasiva [VNI], houve um aumento da sua utilização, exigindo educação dos profissionais de saúde. O sucesso desta téc-nica depende de vários fatores, entre eles conhecimentos e competências por parte dos enfermeiros que prestam cuidados. Esta área insere-se numa das competências especificas do enfermeiro especialista, o cuidado à pessoa/família a vivenciar processos complexos de doença crítica, em que o enfermeiro deve ser capaz de responder eficazmente perante as situações mobilizando conhecimentos e habilidades nas intervenções desenvolvidas. Com o presente relatório de estágio pretende-se abordar as diferentes etapas do Projeto de Interven-ção [PI] desenvolvido, cujo objetivo principal foi contribuir para a prestação de cuidados de enfermagem de qualidade à pessoa submetida a VNI no serviço de urgência, promovendo a melhoria contínua e a segurança dos cuidados, com base em evidência científica. Pretende-se ainda descrever o processo de aquisição e desenvolvimento de competências específicas e comuns de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica e as competências de mestre em enfermagem, através de análise e reflexão do per-curso desenvolvido.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5466
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Enfermagem Médico-Cirúrgica, a pessoa em situação crítica em conjunto com: Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2021
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Catarina+RosárioPDFA.pdf19.35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons