Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5442
Title: | Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
Authors: | Pelica, Ana Sofia Coelho |
Orientador: | Carioca, Vito |
Keywords: | Robótica educativa Robôs Competências Aprendizagens Educação |
Issue Date: | 16-Jul-2021 |
Citation: | Pelica, A. (2021). Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5442 |
Abstract: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório atendendo ao processo investigativo, desenvolvido durante as Práticas Profissionais II e III. O mesmo reflete a investigação e intervenção realizadas no âmbito dos dois contextos - Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Escola que se pretende para o século XXI, as competências a desenvolver nos alunos mudaram e com elas a aquisição do conhecimento na utilização da tecnologia educativa. A Escola tem de responder às exigências destes tempos de mudanças, proporcionando ambientes de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento de competências, à aquisição de múltiplas literacias e à capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Constantemente a Sociedade e o Mundo atual estão em evolução e por este motivo, é necessário que o professor crie e se atualize sobre as novas didáticas que envolvam as ferramentas digitais, nomeadamente, no que diz respeito à Robótica Educativa (RE). É com base neste pressuposto que se desenvolve o presente estudo que tem como principais objetivos: - Analisar o contributo da utilização da Robótica Educativa, como recurso promotor do desenvolvimento de competências nas áreas das Ciências e Matemática, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico; - Averiguar de que forma se pode delinear um Plano de Ação para Pré-Escolar e 1º Ciclo, com base na Robótica Educativa, que permita desenvolver as aprendizagens nas áreas das Ciências e Matemática. A metodologia aplicada, no Pré-Escolar, segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação por possibilitar reajustes necessários ao longo das intervenções, ser dinâmica e potenciar a constante reflexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e os registos de incidentes críticos que permitiram selecionar evidências e a reflexão escrita. Em relação ao 1º Ciclo do Ensino Básico, o estudo incide na elaboração de um Plano de Ação, com base nos estudos efetuados, pensado para uma turma de 3º ano de escolaridade. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5442 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana+PelicaPDFA.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License