Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5442
wcag
Title: Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Authors: Pelica, Ana Sofia Coelho
Orientador: Carioca, Vito
Keywords: Robótica educativa
Robôs
Competências
Aprendizagens
Educação
Issue Date: 16-Jul-2021
Citation: Pelica, A. (2021). Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5442
Abstract: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório atendendo ao processo investigativo, desenvolvido durante as Práticas Profissionais II e III. O mesmo reflete a investigação e intervenção realizadas no âmbito dos dois contextos - Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Escola que se pretende para o século XXI, as competências a desenvolver nos alunos mudaram e com elas a aquisição do conhecimento na utilização da tecnologia educativa. A Escola tem de responder às exigências destes tempos de mudanças, proporcionando ambientes de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento de competências, à aquisição de múltiplas literacias e à capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Constantemente a Sociedade e o Mundo atual estão em evolução e por este motivo, é necessário que o professor crie e se atualize sobre as novas didáticas que envolvam as ferramentas digitais, nomeadamente, no que diz respeito à Robótica Educativa (RE). É com base neste pressuposto que se desenvolve o presente estudo que tem como principais objetivos: - Analisar o contributo da utilização da Robótica Educativa, como recurso promotor do desenvolvimento de competências nas áreas das Ciências e Matemática, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico; - Averiguar de que forma se pode delinear um Plano de Ação para Pré-Escolar e 1º Ciclo, com base na Robótica Educativa, que permita desenvolver as aprendizagens nas áreas das Ciências e Matemática. A metodologia aplicada, no Pré-Escolar, segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação por possibilitar reajustes necessários ao longo das intervenções, ser dinâmica e potenciar a constante reflexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e os registos de incidentes críticos que permitiram selecionar evidências e a reflexão escrita. Em relação ao 1º Ciclo do Ensino Básico, o estudo incide na elaboração de um Plano de Ação, com base nos estudos efetuados, pensado para uma turma de 3º ano de escolaridade.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5442
Designation: Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana+PelicaPDFA.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons