Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5437
Título: | Educação emocional – estratégias aplicadas em contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico |
Autor: | Lança, Beatriz Astúcia da |
Orientador: | Camacho, Inês |
Palavras-chave: | Emoções Educação emocional Educação pré-escolar 1.º ciclo do Ensino Básico Práticas educativas |
Data: | 11-Nov-2021 |
Citação: | Lança, B. (2021). Educação emocional – estratégias aplicadas em contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5437 |
Resumo: | O presente relatório, Educação Emocional – Estratégias aplicadas em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende a intervenção relacionada com a temática intitulada, desenvolvida no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e Prática Profissional III em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, inseridas no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Este estudo centra-se na temática da educação emocional e desenvolve o processo de duas distintas intervenções, uma em contexto de educação pré-escolar e outra em contexto de ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Em colaboração com a educadora e professora titular de turma e a partir de um processo cíclico de observação, planificação, intervenção e reflexão foi possível desenvolver atividades pedagógicas de forma a promover a educação emocional e o desenvolvimento de capacidades fundamentais descritas nos documentos orientadores, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) e Aprendizagens Essenciais (2018/2019). A implementação das atividades pedagógicas permitiu observar uma evolução significativa em ambos os grupos, fundamentando assim a necessidade que estas crianças/alunos têm de explorar o campo emocional no contexto educativo. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5437 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Beatriz+LançaPDFA.pdf | 2.91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons