Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5437
wcag
Título: Educação emocional – estratégias aplicadas em contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor: Lança, Beatriz Astúcia da
Orientador: Camacho, Inês
Palavras-chave: Emoções
Educação emocional
Educação pré-escolar
1.º ciclo do Ensino Básico
Práticas educativas
Data: 11-Nov-2021
Citação: Lança, B. (2021). Educação emocional – estratégias aplicadas em contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5437
Resumo: O presente relatório, Educação Emocional – Estratégias aplicadas em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende a intervenção relacionada com a temática intitulada, desenvolvida no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e Prática Profissional III em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, inseridas no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Este estudo centra-se na temática da educação emocional e desenvolve o processo de duas distintas intervenções, uma em contexto de educação pré-escolar e outra em contexto de ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Em colaboração com a educadora e professora titular de turma e a partir de um processo cíclico de observação, planificação, intervenção e reflexão foi possível desenvolver atividades pedagógicas de forma a promover a educação emocional e o desenvolvimento de capacidades fundamentais descritas nos documentos orientadores, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) e Aprendizagens Essenciais (2018/2019). A implementação das atividades pedagógicas permitiu observar uma evolução significativa em ambos os grupos, fundamentando assim a necessidade que estas crianças/alunos têm de explorar o campo emocional no contexto educativo.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5437
Designação: Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz+LançaPDFA.pdf2.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons