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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5435
Título: | Educação pela arte na exploração das áreas do currículo com preocupações de sustentabilidade ambiental |
Autor: | Queixinhas, Beatriz Patrício |
Orientador: | André, Maria do Céu Lopes da Silva Passarinho, Aldo Manuel Serra |
Palavras-chave: | Educação pela arte Educação artística Artes visuais Sustentabilidade ambiental Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Criança Educador/professor |
Data: | 9-Jul-2021 |
Citação: | Queixinhas, B. (2021). Educação pela arte na exploração das áreas do currículo com preocupações de sustentabilidade ambiental. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5435 |
Resumo: | O presente relatório consiste na descrição do trabalho de investigação-ação, desenvolvido no âmbito da disciplina PPII (prática profissional II) e PPIII (prática profissional III), no último ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no qual surgiu a temática em questão, durante o ano letivo 2019/20, no qual se pretende realçar o papel da Educação Pela Arte no despertar de uma consciência sensível e implicada nos problemas de sustentabilidade ambiental, através de atividades multidisciplinares com as diferentes áreas do currículo. Pretende-se refletir sobre as possibilidades do trabalho pedagógico através das relações entre a Educação Pela Arte e os diferentes domínios da Educação Artística – Artes Visuais, agora com esta designação enquanto componente do currículo da Educação Básica. Da mesma forma, a investigação tem como objetivo indagar sobre a ressonância das atividades de Educação Pela Arte na valorização do ambiente escolar de forma a contribuir para o desenvolvimento do sentido estético da criança. A Educação Artística – Artes Visuais, até aqui designada no currículo por Expressão Plástica tem tido um papel relativamente reduzido no que se refere ao tempo que é dedicado às suas atividades, fixando-se essencialmente no desenvolvimento da “destreza manual e visual das crianças. Sem objetivos e motivações, limitava-se quase exclusivamente à representação através do desenho” (Oliveira, 2007, p. 63). E, tendo a Expressão Plástica um papel crucial no desenvolvimento global da criança, apesar de estar muito presente no seu quotidiano nas atividades lúdicas, considera-se importante que exista uma organização do trabalho pedagógico que integre no processo de ensino-aprendizagem as atividades desta área de forma a cumprir as aprendizagens essências previstas para a educação artística – Artes Visuais, nos seus diferentes domínios. Poder-se-á dizer que tanto em pré-escolar como em 1º ciclo do ensino básico, os professores e educadores de infância tendem a utilizar a expressão plástica como uma “forma de passar o tempo”, não existindo uma finalidade para a mesma; usando, muitas vezes, as técnicas de forma casual e sem intencionalidade pedagógica, como o desenho e a pintura de imagens pré-existentes. Tal facto faz com que haja desmotivação por parte dos alunos e uma subvalorização da área nos processos de ensino aprendizagem. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5435 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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