Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5434
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Murta, Luís Manuel da Cruz | - |
dc.contributor.advisor | Piedade, Ana Felisbela de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Elias, Susana Maria Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T18:27:09Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T18:27:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.identifier.citation | Elias, S. (2021). Jogos tradicionais como promotores de sociabilidade em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5434 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5434 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, sendo eles uma instituição de educação pré-escolar e uma instituição de 1º ciclo do ensino básico, ambos situados na cidade de Beja. Este, teve como objetivo, analisar o impacto que os jogos tradicionais podem ter na vida das crianças e como podem promover a sociabilidade entre elas. Pretendeu-se ainda averiguar se os jogos tradicionais se encontram presentes na vida das crianças e de que forma chegam até às mesmas: se através da passagem de geração em geração ou se são adquiridas apenas em ambiente escolar. A observação com vista à recolha de dados, foi feita através de observação das crianças/alunos ao longo da implementação das atividades. Procedeu-se, ainda, à aplicação de questionários às crianças/alunos, e a entrevistas, às quais as docentes responderam. Os resultados do estudo evidenciam que as docentes reconhecem a importância da implementação dos jogos tradicionais em contexto educacional, considerando que são atividades do agrado das crianças, tornando-se assim um bom condutor para o desenvolvimento da sociabilidade entre as crianças. Contribuem também para a permanência de tradições nas gerações atuais e futuras. No que diz respeito aos alunos, os resultados mostraram que existe bastante alegria e entusiasmo na realização das atividades, onde também se verificou maior facilidade na aquisição de conteúdos e no desenvolvimento das relações interpessoais, por serem atividades do interesse das crianças. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | 1º ciclo | por |
dc.subject | Jogos tradicionais | por |
dc.subject | Sociabilidade | por |
dc.title | Jogos tradicionais como promotores de sociabilidade em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 175 f. | por |
degois.identifier.tid | 202918106 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Susana+Elias.pdfA.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License