Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5434
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMurta, Luís Manuel da Cruz-
dc.contributor.advisorPiedade, Ana Felisbela de Albuquerque-
dc.contributor.authorElias, Susana Maria Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-05-06T18:27:09Z-
dc.date.available2022-05-06T18:27:09Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationElias, S. (2021). Jogos tradicionais como promotores de sociabilidade em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5434por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5434-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, sendo eles uma instituição de educação pré-escolar e uma instituição de 1º ciclo do ensino básico, ambos situados na cidade de Beja. Este, teve como objetivo, analisar o impacto que os jogos tradicionais podem ter na vida das crianças e como podem promover a sociabilidade entre elas. Pretendeu-se ainda averiguar se os jogos tradicionais se encontram presentes na vida das crianças e de que forma chegam até às mesmas: se através da passagem de geração em geração ou se são adquiridas apenas em ambiente escolar. A observação com vista à recolha de dados, foi feita através de observação das crianças/alunos ao longo da implementação das atividades. Procedeu-se, ainda, à aplicação de questionários às crianças/alunos, e a entrevistas, às quais as docentes responderam. Os resultados do estudo evidenciam que as docentes reconhecem a importância da implementação dos jogos tradicionais em contexto educacional, considerando que são atividades do agrado das crianças, tornando-se assim um bom condutor para o desenvolvimento da sociabilidade entre as crianças. Contribuem também para a permanência de tradições nas gerações atuais e futuras. No que diz respeito aos alunos, os resultados mostraram que existe bastante alegria e entusiasmo na realização das atividades, onde também se verificou maior facilidade na aquisição de conteúdos e no desenvolvimento das relações interpessoais, por serem atividades do interesse das crianças.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subject1º ciclopor
dc.subjectJogos tradicionaispor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.titleJogos tradicionais como promotores de sociabilidade em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination175 f.por
degois.identifier.tid202918106por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Susana+Elias.pdfA.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons