Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5434
Title: | Jogos tradicionais como promotores de sociabilidade em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
Authors: | Elias, Susana Maria Gonçalves |
Orientador: | Murta, Luís Manuel da Cruz Piedade, Ana Felisbela de Albuquerque |
Keywords: | Educação pré-escolar 1º ciclo Jogos tradicionais Sociabilidade |
Issue Date: | 9-Mar-2021 |
Citation: | Elias, S. (2021). Jogos tradicionais como promotores de sociabilidade em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5434 |
Abstract: | O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, sendo eles uma instituição de educação pré-escolar e uma instituição de 1º ciclo do ensino básico, ambos situados na cidade de Beja. Este, teve como objetivo, analisar o impacto que os jogos tradicionais podem ter na vida das crianças e como podem promover a sociabilidade entre elas. Pretendeu-se ainda averiguar se os jogos tradicionais se encontram presentes na vida das crianças e de que forma chegam até às mesmas: se através da passagem de geração em geração ou se são adquiridas apenas em ambiente escolar. A observação com vista à recolha de dados, foi feita através de observação das crianças/alunos ao longo da implementação das atividades. Procedeu-se, ainda, à aplicação de questionários às crianças/alunos, e a entrevistas, às quais as docentes responderam. Os resultados do estudo evidenciam que as docentes reconhecem a importância da implementação dos jogos tradicionais em contexto educacional, considerando que são atividades do agrado das crianças, tornando-se assim um bom condutor para o desenvolvimento da sociabilidade entre as crianças. Contribuem também para a permanência de tradições nas gerações atuais e futuras. No que diz respeito aos alunos, os resultados mostraram que existe bastante alegria e entusiasmo na realização das atividades, onde também se verificou maior facilidade na aquisição de conteúdos e no desenvolvimento das relações interpessoais, por serem atividades do interesse das crianças. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5434 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Susana+Elias.pdfA.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License