Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5430
wcag
Title: Um percurso formativo no âmbito da expressão dramática / teatro em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do Ensino Básico
Authors: Ferreira, Solange de Lemos
Orientador: André, Maria do Céu Lopes da Silva
Silva, David Rodrigues
Keywords: Educação artística
Expressão dramática/teatro
Prática crítica e reflexiva
Aprendizagens
Issue Date: 7-Sep-2021
Citation: Ferreira, S. (2021). Um percurso formativo no âmbito da expressão dramática / teatro em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5430
Abstract: O presente estudo incide nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e En-sino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, “Contributos de um Percurso Formativo no âmbito da Expressão Dramática/Teatro em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”, assim como a promoção de atividades de ensino e de aprendizagem na Expressão Dramática, enquanto vertente a realçar na educação da criança do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Este relatório de estágio surgiu com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio, de que forma é que as atividades/jogos dra-máticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crian-ças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, pelo facto de se basear na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, procurando dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Para esse efeito, delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identifi-cadas na problemática. As atividades que integraram o plano foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto e sempre com o propósito de melhorar o plano de ação. Como conclusões desta investigação, permite-nos refletir acerca da importância da área da Expressão Dramática/Tea-tro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças, dando-lhes um papel ativo, no qual as crianças tiveram um papel crucial no desenvolvimento e participação deste projeto.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5430
Designation: Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Solange ferreiraA.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons