Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5359
wcag
Título: Sistema de monitorização de canais de rega
Autor: Lameira, Manuel Francisco Machado
Orientador: Martins, João Carlos da Silva
Palavras-chave: Canal de rega
Qualidade da água
ESP32
Micropython
LoRa
GSM/GPRS
Sensor pH
Sensor SDT
Caudal instantâneo e acumulado
Data: 21-Jul-2020
Citação: [IEEE style] M. Lameira, “Sistema de monitorização de canais de rega”, (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Resumo: Na atualidade existe, em geral, um grande cuidado com a qualidade da água, tanto com a captada para consumo, como com a que provem de resíduos e é devolvida aos rios e mares. De modo a garantir a qualidade da água, são realizadas recolhas e executados testes ás suas características. A água para regadio não é exceção, pelo que a monitorização da sua qualidade é essencial. Pretende-se com a presente dissertação descrever o desenvolvimento de um protótipo para a monitorização da qualidade da água em canais de rega em tempo real, utilizando como referência os parâmetros indicados pelo Decreto Lei nº 236/1998, de 1 de agosto, em conjunto com as indicações prescritas pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) publicadas no seu guia de campo Water Quality for Agriculture. Os componentes que constituem o protótipo foram definidos através do levantamento do estado da arte, contemplando sistemas protótipos e comerciais. O sistema inclui sensores para medicação da temperatura da água, pH, medicação de caudal (instantâneo e acumulado) e sólidos dissolvidos totais. Adiciona-se sensores auxiliares, medicação da temperatura ambiente e humidade, para compensação das leituras dos parâmetros de pH e do caudal. Os sensores são controlados por um microcontrolador ESP32 com recurso a linguagem de programação Micropython. O protótipo é composto por dois nós, um emissor e um gateway. É utilizado o protocolo de comunicação LoRa entre nós e para a publicação e armazenamento dos dados na Internet recorre-se as comunicações LoRaWAN e GSM/GPRS.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5359
Designação: Dissertação de mestrado em Internet das coisas. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2020
Aparece nas coleções:ESTIG - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuel+Lameira_pdfa.pdf3.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons