Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5355
wcag
Title: Fontes de financiamento das PME - Análise das empresas da região do Alentejo
Authors: Botelho, Rosa Maria Andrade
Orientador: Basílio, Maria
Borralho, Carlos
Keywords: Estrutura de capital
Endividamento
PME
Issue Date: 16-Jun-2020
Citation: Botelho, R. (2020). Fontes de financiamento das PME - Análise das empresas da região do Alentejo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: O estudo da Teoria da Estrutura de Capital teve início com Modigliani & Miller, (1958). A partir deste estudo, surgiram múltiplos modelos que abordam esta temática, não obstante o facto, de até agora, nenhum deles ter reunido consenso universal. No âmbito da gestão financeira, a deliberação acerca da estrutura de capital da empresa é uma decisão de primordial importância, pois afeta toda a atividade da empresa. O presente estudo teve como objetivo a análise da estrutura de capital das Pequenas e Médias Empresas – PME – da região do Alentejo, no período entre 2013 e 2016. Para a concretização desse objetivo, utilizou-se como variável dependente o endividamento subdividido em curto prazo e médio/longo prazo. Já como variáveis independentes foram assumidos outros benefícios fiscais, o risco, a dimensão, a composição do ativo, a reputação, a rendibilidade do ativo e o crescimento. A metodologia de análise de dados utilizada foi a de dados em painel. Constata-se neste estudo, que o endividamento é principalmente de curto prazo para as PME do Alentejo, resultado que vai de encontro às evidências empíricas obtidas para a generalidade das PME portuguesas. Os resultados obtidos evidenciam ainda que a teoria que melhor explica a estrutura de capital das empresas da região do Alentejo é a teoria da pecking order.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5355
Designation: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2020
Appears in Collections:D-CE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Rosa_Botelho_Dissertação.pdf693.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons