Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5352
wcag
Título: Aplicação do custeio baseado em atividades na GESAMB – Gestão ambiental e de resíduos, EIM
Autor: Nunes, Marília Gonçalves Cordeiro
Orientador: Borralho, Carlos Manuel Lopes
Palavras-chave: Controlo de gestão
Contabilidade de gestão
Custeio baseado em atividades (ABC)
Gestão de resíduos urbanos
Data: 11-Nov-2020
Citação: Nunes, M. (2020). Aplicação do custeio baseado em atividades na GESAMB – Gestão ambiental e de resíduos, EIM. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Resumo: O controlo de gestão e a contabilidade de gestão são essenciais em qualquer empresa, não só para valorização de inventários, mas principalmente como foco de eficiência e competitividade. A utilização de um método de contabilidade de gestão adequado a uma entidade pode permitir um conhecimento pormenorizado e atempado dos custos para produção dos produtos ou prestação dos serviços, dando à gestão uma importante ferramenta para apoio nas decisões. O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um modelo de aplicação do custeio baseado em atividades (ABC) na GESAMB, EIM. Na concretização do trabalho foi assumido um posicionamento ontológico construtivista, um posicionamento epistemológico interpretativista e, no domínio do método, uma estratégia de investigação de estudo de caso, com raciocínio indutivo e natureza qualitativa. Para recolha de dados recorreu-se à análise de documentos e registos, bem como à observação e à realização de entrevistas. A informação recolhida foi depois tratada com recurso à técnica de análise categorial de conteúdo. O trabalho desenvolvido permitiu estruturar uma proposta de modelo de apuramento de resultados com base no ABC. O modelo proposto foi baseado na identificação de recursos, atividades e objetos de custeio, bem como na identificação e ponderação dos mais ajustados indutores para afetar recursos às atividades e para afetar atividades aos objetos de custeio. A proposta de modelo culminou com o desenvolvimento de um plano de contas para a classe 9, que permite registar os movimentos contabilísticos e aplicar o referido modelo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5352
Designação: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2020
Aparece nas coleções:ESTIG - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marilia_Nunes_Dissertação.pdf1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons