Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5350
wcag
Title: Aplicabilidade e utilidade da análise técnica no mercado cambial
Authors: Lampreia, Miguel Alexandre Parreira
Orientador: Teixeira, Fernando
Pescada, Susana
Keywords: Mercado financeiro
Mercado cambial
Forex
Análise fundamental
Análise técnica
Price action
Issue Date: 2-Dec-2020
Citation: Lampreia, M. (2020). Aplicabilidade e utilidade da análise técnica no mercado cambial. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: A previsão financeira é um tópico de muito interesse para a comunidade económica e académica. Ter a habilidade de prever antecipadamente os movimentos do mercado cambial tem benefícios financeiros para os investidores assim como para as empresas. A análise técnica é uma das metodologias mais conhecidas que os investidores utilizam nos mercados financeiros, com o propósito de prever a direção do preço dos ativos através da análise do seu historial de preços. (Peixoto, 2004) Assim sendo, para a elaboração desta dissertação procurou-se estudar a aplicabilidade e a utilidade da análise técnica no mercado cambial, recorrendo-se, para o efeito, a algumas das ferramentas mais usadas entre os investidores, nomeadamente, tendências, suportes e resistências, retrações de Fibonacci e padrões gráficos. (Chen, 2010) Para colocar em prática as ferramentas, foram utilizadas, durante o ano 2019, as cotações dos pares cambiais EUR/USD, o GBP/USD e o USD/JPY. Com este estudo foi possível validar as ferramentas da análise técnica abordadas e comprovar a aplicabilidade e utilidade da análise técnica no mercado cambial. A tendência, linha de tendência e de canal, as zonas de suporte/resistência e as retrações de Fibonacci demonstraram a sua validade, na medida que são úteis na previsão de possíveis zonas de reversão/continuação de tendência. Os padrões gráficos e de velas de reversão verificaram-se válidos uma vez que quando encontrados nos gráficos dos pares em estudo cumprindo com os seus pressupostos, foi possível verificar a sua eficácia na previsibilidade de reversão da tendência. Os padrões de continuação gráficos, demonstraram também a sua validade na previsão de continuação da tendência, sendo que quando presentes nos gráficos dos pares em estudo, após a sua rutura a direção da tendência prevaleceu.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5350
Designation: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2020
Appears in Collections:D-CE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Miguel+Lampreia_pdfa.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons