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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5347
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Camacho, Inês | - |
dc.contributor.author | Goes, Francisco Ernesto Pasadas | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-16T15:02:13Z | - |
dc.date.available | 2021-03-16T15:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-29 | - |
dc.identifier.citation | Goes, F. (2020). Promoção da inteligência emocional em contextos da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5347 | - |
dc.description.abstract | Relatório das Práticas de Ensino do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Promoção da Inteligência Emocional em contextos de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório atendendo ao processo investigativo, desenvolvido durante as Práticas Profissionais II e III. Nas escolas observam-se, com frequência, situações que demonstram dificuldades de autorregulação das emoções. Múltiplos são os estudos que existem sobre as variáveis em causa. Procurou-se compreender e promover práticas educativas, entre as quais, a meditação e o mindfulness, com o objetivo de desenvolver a capacidade de Inteligência Emocional nos dois contextos educativos, orientadas por visões pedagógicas que privilegiam a regulação emocional. Em cooperação com as titulares de grupo/turma, procurou-se construir ambientes e momentos com vista à construção do currículo mais contextualizado às necessidades emocionais das crianças. Teve-se como base a revisão da literatura referente à concepção do conceito de Inteligência Emocional na tentativa de experimentar as suas potencialidades, assim como os documentos orientadores curriculares. Foi aplicada a metodologia de investigação-ação por possibilitar reajustes necessários ao longo das intervenções, ser dinâmica e potenciar a constante reflexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação participante e as notas de campo que permitiram selecionar evidências e a reflexão escrita. O desenvolvimento de práticas educativas que estimulam a inteligência emocional revelou-se uma metodologia bastante enriquecedora nos dois contextos, surgindo atividades em que o envolvimento não só das crianças como também da comunidade escolar e das famílias foram visíveis. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Educação emocional | por |
dc.subject | Aptidões sociais | por |
dc.title | Promoção da inteligência emocional em contextos da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 77 f. | por |
degois.identifier.tid | 202629970 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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