Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5347
wcag
Title: Promoção da inteligência emocional em contextos da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Goes, Francisco Ernesto Pasadas
Orientador: Camacho, Inês
Keywords: Inteligência emocional
Educação emocional
Aptidões sociais
Issue Date: 29-Dec-2020
Citation: Goes, F. (2020). Promoção da inteligência emocional em contextos da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Relatório das Práticas de Ensino do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Promoção da Inteligência Emocional em contextos de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório atendendo ao processo investigativo, desenvolvido durante as Práticas Profissionais II e III. Nas escolas observam-se, com frequência, situações que demonstram dificuldades de autorregulação das emoções. Múltiplos são os estudos que existem sobre as variáveis em causa. Procurou-se compreender e promover práticas educativas, entre as quais, a meditação e o mindfulness, com o objetivo de desenvolver a capacidade de Inteligência Emocional nos dois contextos educativos, orientadas por visões pedagógicas que privilegiam a regulação emocional. Em cooperação com as titulares de grupo/turma, procurou-se construir ambientes e momentos com vista à construção do currículo mais contextualizado às necessidades emocionais das crianças. Teve-se como base a revisão da literatura referente à concepção do conceito de Inteligência Emocional na tentativa de experimentar as suas potencialidades, assim como os documentos orientadores curriculares. Foi aplicada a metodologia de investigação-ação por possibilitar reajustes necessários ao longo das intervenções, ser dinâmica e potenciar a constante reflexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação participante e as notas de campo que permitiram selecionar evidências e a reflexão escrita. O desenvolvimento de práticas educativas que estimulam a inteligência emocional revelou-se uma metodologia bastante enriquecedora nos dois contextos, surgindo atividades em que o envolvimento não só das crianças como também da comunidade escolar e das famílias foram visíveis.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5347
Designation: Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Francisco_Goes_Dissertação.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons