Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5345
wcag
Title: Impactes ambientais e medidas de mitigação relacionados com a exploração da Bauxite: Caso de estudo da exploração da Bauxite no Município de Barcarena no Estado do Pará, Região Norte do Brasil
Authors: Mané, Infamara
Orientador: Silva, João Márcio Palheta da
Carvalho, Mária de Fátima Nunes de
Durão, Anabela Cândida Ramalho
Keywords: Mineração
Bauxite
Impactes ambientais
Medidas de mitigação
Barcarena
Issue Date: 21-Sep-2020
Citation: Mané, I. (2020). Impactes ambientais e medidas de mitigação relacionados com a exploração da Bauxite: Caso de estudo da exploração da Bauxite no Município de Barcarena no Estado do Pará, Região Norte do Brasil. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: A bauxite constitui uma das matérias-primas mais utilizadas na sociedade moderna. Trata-se da principal fonte de alumina e de alumínio e a sua extração está concentrada principalmente nos países de clima tropical e subtropical, entre os quais se destacam a Guiné, a Austrália, o Vietnam e o Brasil. O Brasil é a quarta maior reserva de bauxite do mundo, por isso se tornou espaço privilegiado de algumas empresas de mineração, em virtude da abundância de recursos, dos incentivos governamentais e da legislação ambiental menos rigorosa. Dentre as empresas atraídas para o Brasil, destaca-se a norueguesa Hydro, antiga Albrás-Alunorte, que desenvolve atividades de processamento de bauxite em Barcarena, no estado do Pará. Analisou-se no presente estudo, os impactes socioeconómicos e ambientais resultantes da atividade de mineração no Pará, com enfoque nos depoimentos dos residentes da comunidade Quilombola Gibrié de São Lourenço. Com essa análise conclui-se que a mineração tem ocasionado sérios impactes aos moradores da comunidade, sobretudo de ordem económica e ambiental, como a perda das suas bases de sobrevivência, a infertilidade do solo, a poluição da água por metais pesados, o barulho contínuo decorrente das embarcações que ali atracam e poeira com alta toxicidade. Todas essas transformações também têm provocado o deslocamento dessas famílias para outros locais, em razão da desestruturação dos seus modos de vida.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5345
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª do Ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2020
Appears in Collections:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Infamara_Mané_Dissertação.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons