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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5344
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Saúde, Sandra Isabel Gonçalves da | - |
dc.contributor.author | Camará, Malam | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-16T14:54:53Z | - |
dc.date.available | 2021-03-16T14:54:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.identifier.citation | Camará, M. (2020). A integração social e académica dos estudantes internacionais do Instituto Politécnico de Beja. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5344 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como principal objetivo caracterizar a forma como se processa a integração social e académica dos estudantes internacionais que se encontram a estudar no Instituto Politécnico de Beja, no sentido de identificar os principais problemas com que se deparam durante os seus percursos académico e de integração na vida da cidade de Beja. Portanto analisamos a opinião dos estudantes internacionais que frequentam o Instituto Politécnico de Beja, acerca da sua integração social e académica. Neste âmbito foi delineada uma pesquisa de tipo quali-quantitativa, sendo um estudo exploratório de caracter transversal. O público-alvo são os estudantes internacionais de licenciatura que frequentam o Instituto Politécnico de Beja nos últimos três anos letivos, com a idade compreendida entre os 18 e 29 anos. Os estudantes deram sua opinião através de um preenchimento de questionário multidimensional, abordando as questões como: integração na própria cidade e integração na vida académica. Adicionalmente, foram entrevistados o Administrador do Instituto Politécnico de Beja e o Vereador da Câmara Municipal de Beja na área de Educação, em que foi explorada as suas opiniões sobre o tema. Ao nível da integração no curso e na turma, em termos gerais, a maioria destes estudantes considera que a sua integração é boa e apresentam vários argumentos, sendo que é de realçar o apoio dado por colegas e a ajuda disponibilizada pelos professores. Sobre a avaliação global que os estudantes, participantes no estudo, fazem da sua integração no IPBeja constata-se que, a maior parte destes estudantes afirma que é boa, embora destaquem, também, os problemas de comunicação e de discriminação. A maior dificuldade que destacamos destes estudantes é no momento de chegada à turma, em que a maioria destes estudantes assume que sentiu dificuldades de integração. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Estudantes internacionais | por |
dc.subject | Integração social | por |
dc.subject | Integração académica | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | A integração social e académica dos estudantes internacionais do Instituto Politécnico de Beja | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 98 f. | por |
degois.identifier.tid | 202630005 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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