Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5344
wcag
Title: A integração social e académica dos estudantes internacionais do Instituto Politécnico de Beja
Authors: Camará, Malam
Orientador: Saúde, Sandra Isabel Gonçalves da
Keywords: Estudantes internacionais
Integração social
Integração académica
Ensino superior
Issue Date: 3-Dec-2020
Citation: Camará, M. (2020). A integração social e académica dos estudantes internacionais do Instituto Politécnico de Beja. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente estudo tem como principal objetivo caracterizar a forma como se processa a integração social e académica dos estudantes internacionais que se encontram a estudar no Instituto Politécnico de Beja, no sentido de identificar os principais problemas com que se deparam durante os seus percursos académico e de integração na vida da cidade de Beja. Portanto analisamos a opinião dos estudantes internacionais que frequentam o Instituto Politécnico de Beja, acerca da sua integração social e académica. Neste âmbito foi delineada uma pesquisa de tipo quali-quantitativa, sendo um estudo exploratório de caracter transversal. O público-alvo são os estudantes internacionais de licenciatura que frequentam o Instituto Politécnico de Beja nos últimos três anos letivos, com a idade compreendida entre os 18 e 29 anos. Os estudantes deram sua opinião através de um preenchimento de questionário multidimensional, abordando as questões como: integração na própria cidade e integração na vida académica. Adicionalmente, foram entrevistados o Administrador do Instituto Politécnico de Beja e o Vereador da Câmara Municipal de Beja na área de Educação, em que foi explorada as suas opiniões sobre o tema. Ao nível da integração no curso e na turma, em termos gerais, a maioria destes estudantes considera que a sua integração é boa e apresentam vários argumentos, sendo que é de realçar o apoio dado por colegas e a ajuda disponibilizada pelos professores. Sobre a avaliação global que os estudantes, participantes no estudo, fazem da sua integração no IPBeja constata-se que, a maior parte destes estudantes afirma que é boa, embora destaquem, também, os problemas de comunicação e de discriminação. A maior dificuldade que destacamos destes estudantes é no momento de chegada à turma, em que a maioria destes estudantes assume que sentiu dificuldades de integração.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5344
Designation: Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Malam+Camará_pdfa.pdf976.28 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons