Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5341
wcag
Título: Das conceções às práticas de diferenciação pedagógicas no ensino pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Silva, Joana Sofia Gomes Pereira da
Orientador: André, Maria do Céu Lopes da Silva
Palavras-chave: Trabalho de projeto
Inclusão
Diferenciação pedagógica
Data: 21-Set-2020
Citação: Silva, J. (2020). Das conceções às práticas de diferenciação pedagógicas no ensino pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional II (Pré-Escolar) e III (1º ciclo). O mesmo reflete a investigação e intervenção realizadas no âmbito dos dois contextos de formação (pré-escolar e 1º ciclo) do Mestrado em Educação básica e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção pedagógica desenvolvido nos contextos de Pré-escolar, que decorreu numa IPSS e 1º ciclo, numa turma de 2º ano, numa instituição pública, ambas situadas no distrito de Beja. Partindo de dados observados e analisados no contexto educativo e das próprias atuações, minhas e dos docentes envolvidos nos dois contextos, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, encontrou-se um objeto que motivou este estudo. Aqui, o grande objetivo foi explorar a metodologia de trabalho projeto enquanto estratégia para a diferenciação pedagógica e inclusão de todos os alunos. As ações delineadas centram-se na metodologia de trabalho de projeto nas várias disciplinas e áreas do saber. Na apresentação das atividades que integram os projetos permite identificar várias áreas do saber que estiveram presentes nas aprendizagens promovidas. A abordagem holística do conhecimento efetivou-se na utilização do trabalho de projeto, enquanto estratégia para a inclusão.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5341
Designação: Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana+Silva_PDFA.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons