Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5336
wcag
Title: O turismo como fator de alavancagem do desenvolvimento local
Authors: Anes, José Jorge Lampreia Branco de
Orientador: Figueira, Ana Paula Morais Pires
Keywords: Cultura
Desenvolvimento local
Emprego
Património
Turismo
Turista/visitante no Alentejo
Issue Date: 4-Oct-2019
Citation: Anes, J. (2019). O turismo como fator de alavancagem do desenvolvimento local. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Atualmente, a atividade turística tem uma importância inquestionável no mundo e em Portugal. O Alentejo reúne uma diversidade de recursos turísticos de interesse, já com alguns produtos consolidados. Apesar de ter registado um crescimento relevante nos últimos anos ao nível da procura, ainda se debate com inúmeros problemas que levam a que só consiga reter uma parca fatia da procura turística registada no país. Esta dificuldade acentua-se no Baixo Alentejo, e o concelho de Beja não é exceção. Neste contexto, o estudo que agora se apresenta teve por objetivo perceber como pode o turismo ser contributivo para o desenvolvimento deste concelho, claramente rural, aumentar as oportunidades de emprego e de ocupação. Metodologicamente e após uma revisão da literatura, recorreu-se à aplicação de inquéritos por questionário a visitantes/turistas nacionais a fim de caracterizar o seu perfil, a sua experiência de visita e o papel que a gestão dos vários espaços pode ter no seu resultado final. Realizaram-se igualmente entrevistas estruturadas aos responsáveis pelas entidades consideradas representativas do concelho e da região. Os resultados aferidos irão ser apresentados em pormenor. Adianta-se que, apesar de os inquiridos terem afirmado que iriam recomendar o concelho de Beja como destino a ser visitado, aos seus familiares e amigos, e os representantes das entidades estarem de acordo no que respeita à importância do turismo na economia da região, constatou-se que persiste a grande dificuldade em conseguir agregar vontades e delinear estratégias conjuntas. Este é, sem dúvida, um fator que fragiliza a oferta turística, assim como é um fator de restrição para o desenvolvimento do turismo e da economia em geral no concelho de Beja.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5336
Designation: Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
José_Anes_Dissertação.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons