Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5331
wcag
Title: A captação de investimento externo em Angola: Aspectos fiscais
Authors: Sete, Domingos Daniel
Orientador: Bilau, José Jacinto D.
Domingues, Luís Filipe Barbosa Proença Alves
Keywords: Sistema fiscal
Incentivos fiscais
Lei de investimento privado
Investimento direto estrangeiro
Angola
Issue Date: 21-Mar-2019
Citation: Sete, D. (2019). A captação de investimento externo em angola: Aspectos fiscais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: A atração do investimento estrangeiro para um país depende de diversos fatores de ordem interna, incluindo o seu sistema fiscal. Na presente dissertação analisa-se a importância da fiscalidade na captação de investimento estrangeiro em Angola. Com recurso a um inquérito dirigido a 72 empresas estrangeiras localizadas em Angola, o presente trabalho aferiu a perceção dos investidores estrangeiros sobre a fiscalidade no país, permitindo verificar a influência que pode ter sobre a captação de investimento externo. Apesar da recente reforma fiscal suportada pelos ajustes, alterações, reformulações e harmonização dos diplomas que sustentam a legislação, os resultados obtidos mostram que há necessidade de se simplificar os procedimentos administrativos e fiscais, incentivar as empresas da economia informal a transitarem para a economia formal, melhorar a eficácia dos tribunais fiscais e facilitar o repatriamento de lucros e dividendos. Outra conclusão revelada pelo estudo é que os investidores estrangeiros em Angola quando tomam decisão de investimento fora do país valorizam a eficiência da entidade que gere o sistema fiscal no país recetor. O estudo realizado afigura-se pertinente na medida em que praticamente não existe investigação conhecida sobre o impacto da fiscalidade na captação de investimento direto estrangeiro nos países africanos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5331
Designation: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2019
Appears in Collections:D-CE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Daniel_Sete_Dissertação.pdf852.93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons