Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5329
wcag
Título: Tratamento de águas residuais urbanas por precipitação química com mistura manual e reutilização da água tratada em sistema hidropónico com luz LED para cultivo de alface (Lactuca sativa var. crispa)
Autor: Correia, Tânia Rute Aires
Orientador: Carvalho, Maria de Fátima
Regato, Mariana
Almeida, Adelaide
Palavras-chave: Águas residuais
Antártica
Precipitação química
Captura de CO2
Hidroponia
Data: 26-Jun-2019
Citação: Correia, T. (2019). Tratamento de águas residuais urbanas por precipitação química com mistura manual e reutilização da água tratada em sistema hidropónico com luz LED para cultivo de alface (Lactuca sativa var. crispa). (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Resumo: A caracterização físico-química das águas residuais urbanas da Vila da Vidigueira (ARUV) e domésticas da Base Antártica Búlgara, permitiu categorizar as mesmas como tendo uma elevada carga orgânica e nutritiva. O estudo do processo de precipitação química básica aplicada às ARUV mostrou que o reagente que permitia obter melhores resultados como sendo a cal hidratada (Ca(OH)2), aplicada a 0,7g L- 1, com pH de reação de 11,5. O sobrenadante foi neutralizado naturalmente (NN) em 4-9 dias e utilizado como solução nutritiva (SN) num sistema hidropónico NFT (Nutrient Film Technology) com iluminação LED (NFT/LED) para o cultivo de alface. O sistema de tratamento PQBm+NN+NFT/LED alcançou remoções de: 93%-CQO; 91%-CBO5; 93%-Ptotal, 94%-Ntotal, e 100% para coliformes totais para as ARUV e 86%-CQO; 93%-Ptotal e 66%-Ntotal para as ARDA. A análise sensorial das alfaces cultivada (com efluente do PQBm+NN como SN e com SN comercial) mostrou poucas diferenças estatísticas significativas entre as plantas, no entanto, as plantas cultivadas com SN comercial apresentaram resultados mais elevados em todos os parâmetros agronómicos observados (número de folhas, peso, altura e diâmetro do repolho).
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5329
Designação: Dissertação de mestrado em Engª. do Ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2019
Aparece nas coleções:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tânia_Correia_PDFA.pdf2.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons