Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5315
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | André, Maria do Céu Lopes da Silva | - |
dc.contributor.advisor | Santos, Maria Teresa Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Brito, Liliana Isabel Romana | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T13:52:20Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T13:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.citation | Brito, L. (2019). A promoção da criatividade no contexto educativo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5315 | - |
dc.description.abstract | Este projeto de investigação pretende perceber sobretudo, quais as ações promotoras da criatividade numa sala de jardim de infância. A escolha deste tema torna-se pertinente, uma vez que é fundamental que os educadores de infância e os professores do primeiro ciclo do ensino básico, tenham a perceção de que é importante aliar a educação de infância e o ensino do primeiro ciclo, ao desenvolvimento efetivo da criatividade das crianças que frequentam estes níveis de escolarização, com recurso a estratégias inovadoras e intencionais que sejam promotoras de criatividade. Este estudo inscreve-se num modelo de investigação-ação, estando fundamentado, quer do ponto de vista do enquadramento teórico, quer do ponto de vista da metodologia de trabalho utilizada. Como suporte da investigação, abordaram-se os seguintes temas: Criatividade; definições do conceito de criatividade ao longo dos tempos; um pouco de história acerca da criatividade e o processo criativo - o contributo de Guilford. Foi também tratada a temática da criatividade e educação: a criatividade em educação pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Foram ainda explorados os temas da promoção da criatividade o jardim de infância e no primeiro ciclo do ensino básico; a criança e a criatividade; e o papel do educador de infância e do professor do primeiro ciclo na promoção da criatividade. No que concerne à metodologia utilizada, descreveu-se a problemática e sua contextualização, o modelo de investigação, as questões e objetivos da investigação, as técnicas e instrumentos de recolha de dados, os participantes, a opinião das docentes entrevistadas. Foi também elaborado um plano de intervenção, bem como a identificação de necessidades; a implementação do plano de intervenção e a sua avaliação e a reflexão geral sobre o projeto de intervenção. Para além disso são também apresentadas as linhas orientadoras para a promoção da criatividade no primeiro ciclo. Por fim, é apresentada a conclusão e as referências bibliográficas que serviram de suporte a este estudo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Desenvolvimento da Criatividade | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar | por |
dc.title | A promoção da criatividade no contexto educativo | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 127 f. | por |
degois.identifier.tid | 202447324 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LilianaRomanaBrito_dissertação_2019_PDFA.pdf | 15 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License