Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5315
wcag
Title: A promoção da criatividade no contexto educativo
Authors: Brito, Liliana Isabel Romana
Orientador: André, Maria do Céu Lopes da Silva
Santos, Maria Teresa Pereira dos
Keywords: Criatividade
Desenvolvimento da Criatividade
Educação Pré-escolar
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: Brito, L. (2019). A promoção da criatividade no contexto educativo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Este projeto de investigação pretende perceber sobretudo, quais as ações promotoras da criatividade numa sala de jardim de infância. A escolha deste tema torna-se pertinente, uma vez que é fundamental que os educadores de infância e os professores do primeiro ciclo do ensino básico, tenham a perceção de que é importante aliar a educação de infância e o ensino do primeiro ciclo, ao desenvolvimento efetivo da criatividade das crianças que frequentam estes níveis de escolarização, com recurso a estratégias inovadoras e intencionais que sejam promotoras de criatividade. Este estudo inscreve-se num modelo de investigação-ação, estando fundamentado, quer do ponto de vista do enquadramento teórico, quer do ponto de vista da metodologia de trabalho utilizada. Como suporte da investigação, abordaram-se os seguintes temas: Criatividade; definições do conceito de criatividade ao longo dos tempos; um pouco de história acerca da criatividade e o processo criativo - o contributo de Guilford. Foi também tratada a temática da criatividade e educação: a criatividade em educação pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Foram ainda explorados os temas da promoção da criatividade o jardim de infância e no primeiro ciclo do ensino básico; a criança e a criatividade; e o papel do educador de infância e do professor do primeiro ciclo na promoção da criatividade. No que concerne à metodologia utilizada, descreveu-se a problemática e sua contextualização, o modelo de investigação, as questões e objetivos da investigação, as técnicas e instrumentos de recolha de dados, os participantes, a opinião das docentes entrevistadas. Foi também elaborado um plano de intervenção, bem como a identificação de necessidades; a implementação do plano de intervenção e a sua avaliação e a reflexão geral sobre o projeto de intervenção. Para além disso são também apresentadas as linhas orientadoras para a promoção da criatividade no primeiro ciclo. Por fim, é apresentada a conclusão e as referências bibliográficas que serviram de suporte a este estudo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5315
Designation: Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
LilianaRomanaBrito_dissertação_2019_PDFA.pdf15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons