Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5311
wcag
Title: Implementação das medidas de autoproteção na ESTIG com apoio de suporte informático
Authors: Gago, Ana Catarina Correia
Orientador: Dias, Ana Figueiredo
Brito, Isabel Sofia
Keywords: Segurança contra incêndios
Medidas de autoproteção
Organização de segurança
Issue Date: 3-Jul-2019
Citation: Gago, A. (2019). Implementação das medidas de autoproteção na ESTIG com apoio de suporte informático. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: A legislação obriga a que todos os edifícios e recintos tenham desenvolvido, implementado e testado, no âmbito da segurança contra incêndios, um Plano de Segurança. A Segurança Contra Incêndios tem como princípios gerais a salvaguarda da vida humana e dos bens, a prevenção do ambiente e do património. São vários os indicadores que nos permitem constatar uma preocupação crescente por parte das populações com as questões de segurança, quer individual, quer coletiva. Não nos basta apenas conhecer os riscos nos seus aspetos teóricos, é também fundamental a informação sobre as atitudes e a ações mais adequadas, caso essas situações venham a ocorrer. Os edifícios, estabelecimentos e recintos devem, no decurso da sua exploração, ser dotados de medidas de organização e gestão de segurança, designadas medidas de autoproteção. As medidas de autoproteção constituem um instrumento preventivo, limitando os riscos de ocorrência e desenvolvimento de incêndios, e de gestão operacional, garantindo a permanente operacionalidade dos meios, dos dispositivos e equipamentos ligados à segurança contra incêndio. Com a presente dissertação procura-se estudar e avaliar as condições de segurança de um edifício público, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG) pertencente ao Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), situado na cidade de Beja e dotálo de um suporte informático que emitirá alertas para a verificação das variadas condições dos sistemas e equipamentos de segurança, tendo como objetivo facilitar a gestão e controlo dos sistemas contra incêndios efetuada pelos responsáveis da segurança contra incêndios do edifício.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5311
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2019
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana+Gago_Dissertação.pdf5.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons