Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5300
wcag
Título: A harmonização contabilística internacional: O caso de Angola
Autor: Chicundico, Eurico C.
Orientador: Reis, José Filipe Pires dos
Palavras-chave: Harmonização contabilística internacional
IASB
Angola
PGCA
Data: 18-Jun-2019
Citação: Chicundico, E. (2019). A harmonização contabilística internacional: O caso de Angola. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Resumo: A diversidade de práticas contabilísticas a nível mundial, onde o International Accounting Standards Boards (IASB) é considerado o principal órgão normalizador da contabilidade, fez nascer a necessidade de se comparar o normativo contabilístico emanado desse órgão com o aplicável atualmente em Angola (Plano Geral de Contabilidade de Angola (PGCA)). Assim, com o objetivo de se perceber o estado atual da normalização contabilística nacional face ao internacional (IASB), foi realizado um estudo comparativo entre as práticas contabilísticas angolanas e aquelas que normalmente são seguidas pela maioria dos países a nível mundial. Neste contexto, elegeu-se como elemento de comparação dois dos principais instrumentos contabilísticos que contribuem para a harmonização contabilística internacional, a Estrutura Conceptual do IASB, de 2018, e algumas das normas do IASB em relação ao normativo contabilístico angolano (PGCA). Todavia, para se atingirem os objetivos propostos, fez-se recurso à análise de conteúdo dos respetivos documentos objetos de comparação através da leitura e análise direta. Do presente estudo, verificou-se a existência de muitas semelhanças e também diferenças entre as informações de caracter conceptual e de natureza normativa previstas no PGCA angolano em relação as emitidas pelo IASB, assim como algumas ausências de tratamentos contabilísticos a respeito de alguns elementos conceptuais como o de desreconhecimento e o dos conceitos de capital e de manutenção de capital, os quais não são abordados de modo direto no normativo contabilístico angolano.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5300
Designação: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2019
Aparece nas coleções:D-CE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eurico+Chicundico_Dissertação.pdf2.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons