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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5278
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPatanita, M. Isabel-
dc.contributor.authorMendes, Amarildo-
dc.contributor.authorRaposo, Albertina-
dc.contributor.authorTomaz, Alexandra-
dc.contributor.authorDurão, Anabela-
dc.contributor.authorBaer, Isabel-
dc.date.accessioned2020-09-21T16:20:24Z-
dc.date.available2020-09-21T16:20:24Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5278-
dc.description.abstractO programa Eco-escolas tem vindo a ser reconhecido pelo potencial que as eco-escolas representam no caminho para uma educação ambiental orientada para a sustentabilidade. Temos verificado que a adesão tem vindo a aumentar, bem como o número de atividades incluídas no programa. Espera-se que, iniciando-se na sala de aula, as actividades se expandam a toda a escola e possam vir a promover a mudança na comunidade em geral. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBEJA) as atividades têm sido desenvolvidas nos diferentes eixos que o programa contempla, sendo a conservação da Biodiversidade e o esforço para a Diminuição da utilização dos plásticos dois temas desenvolvidos no âmbito de duas unidades curriculares das formações em Agronomia e em Tecnologia dos alimentos. Relativamente à Biodiversidade, vamos dar continuidade a alguns trabalhos que temos vindo a desenvolver em sala de aula, acreditando ser possível divulgar e envolver toda a comunidade no sentido de (i) avaliar o estado dos espaços verdes do Campus do IPBeja, com base em bioindicadores e (ii) monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola. Pretende-se promover a conservação dessas espécies e divulgar todo o seu contributo para a limitação natural das pragas existentes nestas culturas. Com relação à Diminuição da utilização dos plásticos no âmbito da Tecnologia dos alimentos, procura-se o desenvolvimento de trabalhos pelos alunos que visam a criação de novas embalagens biodegradáveis (bioplásticos e comestíveis) que substituam as plásticas existentes no mercado. Para além do trabalho dos conteúdos das Unidades Curriculares, estas atividades permitem sensibilizar para as problemáticas ambientais que integram o programa Eco-escolas beneficiando a comunidade local e a sociedade em geral. Assim, elas são antes de mais, atividades de Educação Ambiental.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherASPEApor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectComunidades locaispor
dc.subjectFauna auxiliarpor
dc.subjectValorizaçãopor
dc.titleEducação ambiental no IPBeja - exemplos de eco-atividades desenvolvidas com os estudantespor
dc.typearticlepor
degois.publication.locationLousadapor
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