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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5278
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Patanita, M. Isabel | - |
dc.contributor.author | Mendes, Amarildo | - |
dc.contributor.author | Raposo, Albertina | - |
dc.contributor.author | Tomaz, Alexandra | - |
dc.contributor.author | Durão, Anabela | - |
dc.contributor.author | Baer, Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-21T16:20:24Z | - |
dc.date.available | 2020-09-21T16:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5278 | - |
dc.description.abstract | O programa Eco-escolas tem vindo a ser reconhecido pelo potencial que as eco-escolas representam no caminho para uma educação ambiental orientada para a sustentabilidade. Temos verificado que a adesão tem vindo a aumentar, bem como o número de atividades incluídas no programa. Espera-se que, iniciando-se na sala de aula, as actividades se expandam a toda a escola e possam vir a promover a mudança na comunidade em geral. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBEJA) as atividades têm sido desenvolvidas nos diferentes eixos que o programa contempla, sendo a conservação da Biodiversidade e o esforço para a Diminuição da utilização dos plásticos dois temas desenvolvidos no âmbito de duas unidades curriculares das formações em Agronomia e em Tecnologia dos alimentos. Relativamente à Biodiversidade, vamos dar continuidade a alguns trabalhos que temos vindo a desenvolver em sala de aula, acreditando ser possível divulgar e envolver toda a comunidade no sentido de (i) avaliar o estado dos espaços verdes do Campus do IPBeja, com base em bioindicadores e (ii) monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola. Pretende-se promover a conservação dessas espécies e divulgar todo o seu contributo para a limitação natural das pragas existentes nestas culturas. Com relação à Diminuição da utilização dos plásticos no âmbito da Tecnologia dos alimentos, procura-se o desenvolvimento de trabalhos pelos alunos que visam a criação de novas embalagens biodegradáveis (bioplásticos e comestíveis) que substituam as plásticas existentes no mercado. Para além do trabalho dos conteúdos das Unidades Curriculares, estas atividades permitem sensibilizar para as problemáticas ambientais que integram o programa Eco-escolas beneficiando a comunidade local e a sociedade em geral. Assim, elas são antes de mais, atividades de Educação Ambiental. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ASPEA | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Biodiversidade | por |
dc.subject | Comunidades locais | por |
dc.subject | Fauna auxiliar | por |
dc.subject | Valorização | por |
dc.title | Educação ambiental no IPBeja - exemplos de eco-atividades desenvolvidas com os estudantes | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.location | Lousada | por |
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