Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5278
wcag
Título: Educação ambiental no IPBeja - exemplos de eco-atividades desenvolvidas com os estudantes
Autor: Mendes, Amarildo
Raposo, Albertina
Tomaz, Alexandra
Durão, Anabela
Baer, Isabel
Orientador: Patanita, M. Isabel
Palavras-chave: Biodiversidade
Comunidades locais
Fauna auxiliar
Valorização
Data: 14-Mar-2019
Editora: ASPEA
Resumo: O programa Eco-escolas tem vindo a ser reconhecido pelo potencial que as eco-escolas representam no caminho para uma educação ambiental orientada para a sustentabilidade. Temos verificado que a adesão tem vindo a aumentar, bem como o número de atividades incluídas no programa. Espera-se que, iniciando-se na sala de aula, as actividades se expandam a toda a escola e possam vir a promover a mudança na comunidade em geral. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBEJA) as atividades têm sido desenvolvidas nos diferentes eixos que o programa contempla, sendo a conservação da Biodiversidade e o esforço para a Diminuição da utilização dos plásticos dois temas desenvolvidos no âmbito de duas unidades curriculares das formações em Agronomia e em Tecnologia dos alimentos. Relativamente à Biodiversidade, vamos dar continuidade a alguns trabalhos que temos vindo a desenvolver em sala de aula, acreditando ser possível divulgar e envolver toda a comunidade no sentido de (i) avaliar o estado dos espaços verdes do Campus do IPBeja, com base em bioindicadores e (ii) monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola. Pretende-se promover a conservação dessas espécies e divulgar todo o seu contributo para a limitação natural das pragas existentes nestas culturas. Com relação à Diminuição da utilização dos plásticos no âmbito da Tecnologia dos alimentos, procura-se o desenvolvimento de trabalhos pelos alunos que visam a criação de novas embalagens biodegradáveis (bioplásticos e comestíveis) que substituam as plásticas existentes no mercado. Para além do trabalho dos conteúdos das Unidades Curriculares, estas atividades permitem sensibilizar para as problemáticas ambientais que integram o programa Eco-escolas beneficiando a comunidade local e a sociedade em geral. Assim, elas são antes de mais, atividades de Educação Ambiental.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5278
Aparece nas coleções:D-BIO - Posters

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mendes_et al_2019 Final_Poster.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.