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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5277
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorIé, Adilson-
dc.contributor.authorMendes, Amarildo-
dc.contributor.authorRaposo, Albertina-
dc.contributor.authorTomaz, Alexandra-
dc.contributor.authorDurão, Anabela-
dc.contributor.authorCarvalhos, Teresa-
dc.contributor.authorPatanita, Maria Isabel-
dc.date.accessioned2020-09-21T16:08:58Z-
dc.date.available2020-09-21T16:08:58Z-
dc.date.issued2020-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5277-
dc.description.abstractAtualmente e graças ao caminho que o programa Eco-escolas tem vindo a fazer pelo seu potencial para uma educação ambiental orientada para a sustentabilidade, verificamos que no ensino superior a adesão das instituições a este programa tem vindo a aumentar; não é pois de estranhar que o número de atividades incluídas e desenvolvidas através do programa, aumente também. Iniciando-se na sala de aula, as actividades e ações expandem-se a toda a escola envolvendo todos os atores educativos e contribuindo assim para a promoção da transformação na comunidade em geral e nos indivíduos em particular. No âmbito do programa Eco-escolas, foram propostas diversas actividades aos estudantes de Agronomia, nomeadamente monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola do IPBeja bem como construir e instalar caixas-abrigo para insetos e morcegos, com a finalidade de sensibilizar os alunos do IPBeja e outros agentes que têm participação direta ou indireta nas questões agrícolas, para a importância destas táticas biológicas para a redução das quantidades de fitofármacos que estão a ser aplicados na região. De fato, o aproveitamento da voraz dieta dos quirópteros tem um papel incontornável no combate às pragas que ameaçam as culturas. Acresce que quase todas as espécies de morcegos estão muito ameaçadas, pelo que, melhorando as suas áreas de caça, está-se a contribuir para a sua preservação. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBEJA) as atividades têm sido desenvolvidas nos diferentes eixos que o programa contempla, sendo a preservação da Biodiversidade um dos temas desenvolvidos no âmbito de várias unidades curriculares das formações em Agronomia. Relativamente à Preservação da Biodiversidade, vamos dar continuidade a alguns trabalhos que temos vindo a desenvolver em sala de aula, acreditando ser possível divulgar e envolver toda a comunidade no sentido de (i) monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola e (ii) construir e instalar caixas-abrigo para insectos e morcegos. Pretende-se promover a conservação dessas espécies e divulgar todo o seu contributo para a limitação natural das pragas existentes nestas culturas. Estas atividades permitem sensibilizar para as problemáticas ambientais que integram o programa Eco-escolas beneficiando a comunidade local e a sociedade em geral.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherASPEApor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectServiços ecossistémicospor
dc.titlePreservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicospor
dc.typeconferenceObjectpor
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