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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5248
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amaral, Marta Isabel Casteleiro | - |
dc.contributor.advisor | Santos, Carla Maria Lopes da Silva Afonso dos | - |
dc.contributor.author | Vieira, Diana Maria Leal | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T12:10:10Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T12:10:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-14 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, D. (2019). Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5248 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação aborda a problemática do stresse ocupacional que teve como objetivo geral estudar os sintomas e níveis de stresse nos docentes do ensino superior do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Procurou-se ainda, e a nível específico, identificar os níveis, fontes e fatores geradores de stresse ocupacional na profissão de docente; analisar a diferença na variável de stresse ocupacional em função das caraterísticas sociodemográficas; averiguar de que forma as caraterísticas socioprofissionais têm impacto nas situações de stresse ocupacional; e definir medidas de prevenção de stresse. Nesta investigação e em termos teóricos, procurou-se analisar o tema dos riscos psicossociais; stresse e stresse ocupacional; fatores, sintomas, efeitos e prevenção do stresse; caraterização da atividade docente do ensino superior; estudos realizados com professores e a relação entre os riscos psicossociais e os docentes. A investigação empírica baseou-se numa abordagem quantitativa, tendo por base um questionário sociodemográfico, que permitiu-nos descrever os participantes do ponto de vista pessoal e profissional; e um questionário de Stresse nos Professores do Ensino Superior (QSPES, Gomes, 2010), desenvolvido e testado pelo grupo de investigação representado pelo professor Doutor António Rui Gomes da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. O QSPES pretende avaliar o stresse que foi mostrado pelos principais domínios de tensão nos professores do ensino superior. O questionário foi aplicado a 259 professores das quatro escolas que constituem o IPBeja, durante o mês de maio e junho de 2019, obtendo-se uma amostra de 84 docentes, sendo que 61% (n=51) eram do género feminino e 39% (n=33) eram do género masculino. Os resultados obtidos alertaram para elevados níveis de stresse ocupacional em função do género sendo prevalecente entre os indivíduos do género feminino, sendo a razão deste mal-estar a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar e as obrigações burocráticas e de caráter administrativo inerentes à atividade profissional. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Ensino Superior Politécnico | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Riscos psicossociais | por |
dc.subject | Stresse ocupacional | por |
dc.title | Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 108 f. | por |
degois.identifier.tid | 202450201 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2019 | por |
Appears in Collections: | ESTIG - Dissertações de mestrado |
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