Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5247
wcag
Title: Efeitos da utilização da Thermaculture® nos parâmetros de qualidade da uva da casta Alvarinho (Vitis vinifera L.) no litoral alentejano
Authors: Marques, Luís Manuel Carvalho
Orientador: Fernandes, João Martim de Portugal e Vasconcelos
Amaral, Anabela Reis Pacheco
Keywords: Alvarinho
Thermaculture ®
Qualidade
Quantidade
Reologia
Issue Date: 25-Nov-2019
Citation: Marques, L. (2019). Efeitos da utilização da Thermaculture® nos parâmetros de qualidade da uva da casta Alvarinho (Vitis vinifera L.) no litoral alentejano. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: Este trabalho apresenta o resultados de um ensaio levado a efeito numa vinha de “Alvarinho”, implantada na Costa Vicentina quando as cepas são sujeitas à aplicação de uma tecnologia designada “Thermoculture ®”. O Agrotherm XT tem a finalidade de aplicar a partir da floração até ao pintor, ar quente às folhas e cachos, por breves segundos. A aplicação tem por objetivo diminuir a possibilidade de desenvolvimento de doenças criptogâmicas e aumento de qualidade da uva. Foram avaliados parâmetros quantitativos como o: peso e comprimentos dos cachos, peso de 100 bagos e parâmetros qualitativos designadamente: , volume do mosto, teor de sólidos solúveis, grau alcoólico provável, pH, acidez total e parâmetros reológicos, nomeadamente a resistência da película e firmeza da polpa. Com recursos a dados meteorológicos de três anos (2015-16, 2016-17, 2017-18) da estação climatológica instalada nas imediações parcela, estabeleceu-se ainda a relação entre os seguintes variáveis meteorológicas: temperatura média, humidade média, precipitação acumulada e radiação com a produção, teor alcoólico provável, acidez total e pH . Em relação aos parâmetros quantitativos verificou-se que estatisticamente não se verificaram diferenças estatisticamente significativas quer no peso dos cachos quer no seu comprimento. No que se refere aos aspetos qualitativos avaliados constatou-se que apenas o teor de sólidos solúveis e o teor de álcool provável, registaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as duas unidades, tendo os valores obtidos na unidade experimental sido superiores às da unidade controlo, pelo que se poderá inferir que nestes dois parâmetros, o tratamento efetuado produziu um efeito de nível significante. Verificou-se ainda que as variáveis meteorológicas teor radiação e temperatura média encontram-se correlacionadas com os parâmetros produção e teor de álcool provável, enquanto a humidade média e precipitação, apresentam correlação fraca com as anteriores e correlação forte com o pH e a acidez total.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5247
Designation: Dissertação de mestrado em Agronomia. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2019
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Mestrado Agronomia 17-19 Luís Marquesv3.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons