Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5246
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do-
dc.contributor.authorCamacho, Daniel Fernandes-
dc.date.accessioned2020-05-05T09:20:23Z-
dc.date.available2020-05-05T09:20:23Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationCamacho, D. (2019). Comunicar com o jovem com fala ininteligível: A importância da formação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5246-
dc.description.abstractEsta investigação pretende estudar o quanto a formação, tendo como base a temática da comunicação aumentativa, é importante para os profissionais que intervêm com crianças/jovens com dificuldades severas de comunicação. Para conhecer a importância dada à área da comunicação aumentativa pelos profissionais, definimos objetivos mais específicos tais como: identificar a formação dos profissionais que interagem com pessoas com dificuldades severas de fala; identificar as diferentes formas de interação dos profissionais em estudo, bem como conhecer a percepção dos mesmos sobre o tipo de formação necessária para interagir adequadamente com a pessoa com problemas severos de comunicação. Recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, de carácter exploratório e descritivo. A recolha de dados centrou-se numa entrevista a uma profissional de um Centro de Atividades Ocupacionais e para ser-se o mais abrangente e atingir as mais diversas áreas profissionais criou-se um inquérito online com recurso ao Google Forms que depois foram partilhados por email. Após a análise e interpretação dos dados conclui-se, que os profissionais consideram importante e necessária uma formação em exercício em comunicação aumentativa, de forma colaborativa, cuja vantagem apontada é a dar conhecimentos para melhor entender, intervir e interagir adequadamente com a pessoa com problemas severos na fala, tornando a intervenção mais satisfatória para todos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapor
dc.subjectDificuldades severas na falapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectFormação em exercíciopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.titleComunicar com o jovem com fala ininteligível: a importância da formaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination187 f.por
dc.identifier.tid202448398por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019por
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Daniel_Camacho_Mestrado.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons