Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5246
wcag
Título: Comunicar com o jovem com fala ininteligível: a importância da formação
Autor: Camacho, Daniel Fernandes
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Palavras-chave: Comunicação aumentativa e alternativa
Dificuldades severas na fala
Interação
Formação em exercício
Colaboração
Data: 20-Dez-2019
Citação: Camacho, D. (2019). Comunicar com o jovem com fala ininteligível: A importância da formação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: Esta investigação pretende estudar o quanto a formação, tendo como base a temática da comunicação aumentativa, é importante para os profissionais que intervêm com crianças/jovens com dificuldades severas de comunicação. Para conhecer a importância dada à área da comunicação aumentativa pelos profissionais, definimos objetivos mais específicos tais como: identificar a formação dos profissionais que interagem com pessoas com dificuldades severas de fala; identificar as diferentes formas de interação dos profissionais em estudo, bem como conhecer a percepção dos mesmos sobre o tipo de formação necessária para interagir adequadamente com a pessoa com problemas severos de comunicação. Recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, de carácter exploratório e descritivo. A recolha de dados centrou-se numa entrevista a uma profissional de um Centro de Atividades Ocupacionais e para ser-se o mais abrangente e atingir as mais diversas áreas profissionais criou-se um inquérito online com recurso ao Google Forms que depois foram partilhados por email. Após a análise e interpretação dos dados conclui-se, que os profissionais consideram importante e necessária uma formação em exercício em comunicação aumentativa, de forma colaborativa, cuja vantagem apontada é a dar conhecimentos para melhor entender, intervir e interagir adequadamente com a pessoa com problemas severos na fala, tornando a intervenção mais satisfatória para todos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5246
Designação: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniel_Camacho_Mestrado.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons