Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5246
wcag
Title: Comunicar com o jovem com fala ininteligível: a importância da formação
Authors: Camacho, Daniel Fernandes
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Keywords: Comunicação aumentativa e alternativa
Dificuldades severas na fala
Interação
Formação em exercício
Colaboração
Issue Date: 20-Dec-2019
Citation: Camacho, D. (2019). Comunicar com o jovem com fala ininteligível: A importância da formação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Esta investigação pretende estudar o quanto a formação, tendo como base a temática da comunicação aumentativa, é importante para os profissionais que intervêm com crianças/jovens com dificuldades severas de comunicação. Para conhecer a importância dada à área da comunicação aumentativa pelos profissionais, definimos objetivos mais específicos tais como: identificar a formação dos profissionais que interagem com pessoas com dificuldades severas de fala; identificar as diferentes formas de interação dos profissionais em estudo, bem como conhecer a percepção dos mesmos sobre o tipo de formação necessária para interagir adequadamente com a pessoa com problemas severos de comunicação. Recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, de carácter exploratório e descritivo. A recolha de dados centrou-se numa entrevista a uma profissional de um Centro de Atividades Ocupacionais e para ser-se o mais abrangente e atingir as mais diversas áreas profissionais criou-se um inquérito online com recurso ao Google Forms que depois foram partilhados por email. Após a análise e interpretação dos dados conclui-se, que os profissionais consideram importante e necessária uma formação em exercício em comunicação aumentativa, de forma colaborativa, cuja vantagem apontada é a dar conhecimentos para melhor entender, intervir e interagir adequadamente com a pessoa com problemas severos na fala, tornando a intervenção mais satisfatória para todos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5246
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Daniel_Camacho_Mestrado.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons