Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5244
wcag
Title: O Centro de apoio à aprendizagem como ponte para a inclusão: Valorização da pluralidade humana e da diferença
Authors: Bravo, Fátima Ventura Toscano
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Keywords: Inclusão
Recurso pedagógico
Centro de apoio à aprendizagem
Issue Date: 20-Dec-2019
Citation: Bravo, F. (2019). O Centro de apoio à aprendizagem como ponte para a inclusão: Valorização da pluralidade humana e da diferença. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: A presente investigação parte de um caso específico, o Centro de Apoio à Aprendizagem, de um agrupamento de escolas em Beja e tem como objetivo geral investigar o contributo que este tem na inclusão dos alunos. O Centro de Apoio à Aprendizagem foi criado recentemente com o decreto-lei n.º54/2018 com o fim de dar respostas educativas adequadas às necessidades específicas de cada aluno é um recurso pedagógico especializado dos estabelecimentos de ensino regular, que fornece meios e recursos diversificados. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva. Inscreve-se num modelo de investigação misto, quantitativo e qualitativo. Utilizaram-se como técnicas de recolha de dados o questionário dirigido aos professores do ensino regular, educação especial, encarregados de educação e assistentes operacionais, a entrevista à Vice-diretora e à Coordenadora da educação especial. A partir das entrevistas e dos inquéritos a informação recolhida foi submetida a análise de conteúdo e tratamento estatístico para analisar as relações dos dados com as variáveis e objetivos da pesquisa. De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que na opinião da maioria dos inquiridos o Centro de Apoio à Aprendizagem tem um papel relevante na inclusão de todos os alunos. Contudo, os inquiridos e as entrevistadas também referiram limitações ao processo de inclusão, como a não utilização dos materiais didáticos do Centro por parte da maioria dos docentes e a falta de recursos humanos para dar uma resposta mais eficaz aos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5244
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Fátima_Bravo.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons