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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5231
wcag
Title: O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
Authors: Carloto, António
Keywords: Intraempreendedorismo
Inovação
Organização
Comunicação
Issue Date: 12-Oct-2017
Publisher: IPBeja Editorial
Citation: Carloto, A. (2017). O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos. In Livro de Resumos do II Colóquio Ibérico de Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo, 7, ISBN: 978-989-8008-35-0, ESE, Beja. (comunicação oral)
Abstract: Existem vários tipos de empreendedorismo, sendo o mais conhecido o de natureza empresarial e logo a seguir o empreendedorismo social. Um de que se fala pouco, apesar de ser cada vez mais reconhecida a sua importância, é o intraempreendedorismo – o empreendedorismo feito por colaboradores já pertencentes a uma organização e que inovam a partir dessa estrutura já existente, propondo novos produtos , serviços ou processos. Nesta apresentação começa-se por definir o intraempreendedorismo em termos gerais e a posição do intraempreendedor num conjunto de outras classes de colaboradores que podemos encontrar numa organização em função da sua postura perante esta. Depois demonstra-se o relativo desconhecimento deste tipo de empreendedorismo, através dos resultados de pesquisas em motores de busca e em bases bibliográficas de teor académico. Recorre-se também ao último relatório do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, para comparar a prevalência do intraempreendedorismo empresarial nos vários tipos de economia, segundo o seu desenvolvimento, verificando o seu maior peso relativo nas economias que competem com base na inovação. Por fim, discute-se a importância do intraempreendedorismo numa organização, essencialmente como motor da inovação e factor de satisfação e fixação dos colaboradores na mesma. Discutem-se também políticas organizacionais que promovem o intraempreendedorismo, como sejam o reconhecer e recompensar os inovadores, a tolerância ao risco inerente a toda a inovação, a alocação de recursos da organização e a abertura de canais de comunicação.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5231
ISBN: 978-989-8008-35-0
Appears in Collections:D-ECSC - Comunicações com peer review

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