Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5185
wcag
Title: Oxigenoterapia de alto fluxo nasal na pessoa em situação crítica: Da evidência à ação
Authors: Castro, Sandra Cristina Da Cunha
Orientador: Santiago, Maria Dulce
Keywords: Oxigenoterapia de alto fluxo nasal
Doente crítico
Enfermagem médico-cirúrgica
Issue Date: 2019
Citation: Castro, S. (2019). Oxigenoterapia de alto fluxo nasal na pessoa em situação crítica: Da evidência à ação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A pessoa em situação crítica por compromisso do sistema respiratório, é uma reali-dade frequente nas unidades de cuidados intensivos. É fundamental optimizar os cuidados prestados, para fazer face à instabilidade, necessidades e sintomatologia que a pessoa apresenta. O alto fluxo nasal surge como uma técnica para a pessoa com hipoxemia grave pela diminuição do esforço respiratório. Com o presente relatório, pretende-se descrever as etapas subjacentes ao projeto de intervenção realizado numa unidade de cuidados intensivos, com o objetivo de incre-mentar a segurança dos cuidados prestados, através da implementação de um protocolo sobre alto fluxo nasal a ser aplicado à pessoa em situação crítica por insuficiência respira-tória. Procura-se também analisar de forma reflexiva o percurso conducente à aquisição e desenvolvimento das competências comuns de enfermeiro especialista, competências específicas de enfermeiro espeialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica, na vertente da Pessoa em Situação Crítica bem como as competências de Mestre em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5185
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização médico-cirúrgica: A pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sandra Castro_Mestrado.pdf5.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons