Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5183
wcag
Title: “Conhecer para prevenir” - promoção da literacia sobre o cancro colon retal
Authors: Martins, Gilberto Manuel Gonçalves
Orientador: Gato, Ana Paula
Keywords: Cancro colon retal
Literacia em saúde
Prevenção
Conhecimentos
Issue Date: 2019
Citation: Martins, G. (2019). “Conhecer para prevenir” - promoção da literacia sobre o cancro colon retal. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: As doenças oncológicas constituem a segunda principal causa de morte em Portugal e têm um profundo impacto nos doentes, nos familiares e na sociedade em geral. O reconhecimento destes factos levou à elaboração do Plano Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas (PNPCDO). O cancro do cólon e reto é o segundo tipo de neoplasia com maior incidência a nível nacional e o terceiro na região de Almada-Seixal. Este projeto de intervenção teve como objetivo geral promover a literacia sobre o cancro colon retal. O projeto, baseado na metodologia de planeamento em saúde, foi desenvolvido numa IPSS do concelho de Almada, tendo como população alvo os funcionários da institui-ção. O diagnóstico de situação a partir de dados epidemiológicos e da aplicação de um ques-tionário, possibilitou identificar o défice de conhecimentos da população alvo sobre esta ne-oplasia, tendo sido desenvolvidas ações de educação para a saúde que permitiram aumentar os conhecimentos sobre a patologia, o seu impacto e as medidas de prevenção, promovendo assim a literacia em saúde sobre o cancro colon retal.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5183
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Gilberto Martins_Mestrado.pdf4.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons