Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5182
wcag
Title: O transporte inter-hospitalar pediátrico: Do planeamento à execução
Authors: Gouveia, Patrícia Oliveira
Orientador: Casa Nova, António
Keywords: Transporte inter-hospitalar pediátrico
Segurança
Enfermagem de saúde infantil e pediátrica.
Issue Date: 2019
Citation: Gouveia, P. (2019). O transporte inter-hospitalar pediátrico: Do planeamento à execução. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: O transporte inter-hospitalar pediátrico assume um relevante peso na equidade, qualidade e continui-dade dos cuidados prestados às crianças gravemente doentes. Quando o hospital de origem não dispõe dos recursos técnicos/humanos/materiais para assegurar os cui-dados que a criança necessita, equipas especializadas no transporte inter-hospitalar pediátrico devem estar formadas e ser ativadas para assegurar que estas necessidades são supridas e que os cuidados são de elevada qualidade até à chegada ao hospital de destino. Abordando a temática da "segurança e qualidade e vida" e de forma a promover a segurança da criança durante o transporte é imprescindível uniformizar práticas e mobilizar recursos que assegurem as boas práticas de cuidados e a prevenção e resolução rápida de complicações. Recorre-se à metodologia de projeto, onde se planeia a formação da equipa de enfermagem que trans-porta crianças em situação crítica e se criam ou adaptam documentos de registo para estruturação de um transporte inter-hospitalar pediátrico seguro. Concomitantemente elabora-se um relatório de estágio onde se descreve o percurso formativo durante o curso de mestrado em enfermagem com especialização em saúde infantil e pediátrica e se reflete acerca da aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica e também do mestre.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5182
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Patricia Gouveia_Mestrado.pdf9.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons