Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pestana, Susana | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco | - |
dc.contributor.author | Rosado Pinto, Patrícia | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T14:31:05Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T14:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Pestana, S., Peixoto, F., & Pinto, P. R. (2015, junho). Contributo para a validação da Escala de Competência em Estudo (ECE). Poster apresentado no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ISPA - Instituto Universitário, Lisboa. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5147 | - |
dc.description.abstract | A competência de estudo, considerada enquanto capacidade do estudante na apropriação das estratégias de estudo e método, visando responder a questões académicas, é essencial nos processos de autorregulação das aprendizagens. A Escala de Competência de Estudo (ECE) desenvolvida por Almeida e colaboradores pretende avaliar as competências de estudo e as abordagens à aprendizagem nos estudantes do Ensino Superior. Os sucessivos estudos com esta escala levou ao desenvolvimento de duas versões, uma para estudantes dos Cursos de Ciências e Tecnologias e outra para os dos Cursos de Ciências Sociais e Humanidades, respetivamente a ECE para as Ciências e Tecnologias – ECE (C&T) e a ECE para as Ciências Sociais e Humanidades – ECE (S&H). Os itens destas escalas agrupam-se em 3 fatores: Comportamentos Estratégicos de Planeamento, Comportamentos Estratégicos de Monitorização e Comportamentos Estratégicos de Autoavaliação. Neste estudo apresentamos resultados sobre as propriedades psicométricas de uma versão da escala, construída a partir da junção da ECE (C&T) e da ECE (S&H), aplicada a 187 alunos de cursos de Terapia Ocupacional. A análise fatorial exploratória resultou numa solução de 4 fatores: a Autorregulação de comportamentos (11 itens); a Autorregulação cognitivo-motivacional (9 itens); a Autorregulação no esclarecimento de dúvidas (4 itens); e a Autorregulação na confrontação com os pares (3 itens). No que respeita à consistência interna, os valores obtidos para o Alfa de Cronbach podem considerar-se aceitáveis. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Competência de Estudo | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Psicometria | por |
dc.title | Contributo para a validação da Escala de Competência em Estudo (ECE) | por |
dc.type | other | por |
dc.peerreviewed | no | por |
degois.publication.location | ISPA - Instituto Universitário, Lisboa (Portugal). | por |
degois.publication.title | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | por |
Appears in Collections: | D-SA - Posters |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-Resumos-13ColoquioInternacionaldePsicologiaeEducacao.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License