Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5147
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPestana, Susana-
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco-
dc.contributor.authorRosado Pinto, Patrícia-
dc.date.accessioned2020-01-14T14:31:05Z-
dc.date.available2020-01-14T14:31:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPestana, S., Peixoto, F., & Pinto, P. R. (2015, junho). Contributo para a validação da Escala de Competência em Estudo (ECE). Poster apresentado no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ISPA - Instituto Universitário, Lisboa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5147-
dc.description.abstractA competência de estudo, considerada enquanto capacidade do estudante na apropriação das estratégias de estudo e método, visando responder a questões académicas, é essencial nos processos de autorregulação das aprendizagens. A Escala de Competência de Estudo (ECE) desenvolvida por Almeida e colaboradores pretende avaliar as competências de estudo e as abordagens à aprendizagem nos estudantes do Ensino Superior. Os sucessivos estudos com esta escala levou ao desenvolvimento de duas versões, uma para estudantes dos Cursos de Ciências e Tecnologias e outra para os dos Cursos de Ciências Sociais e Humanidades, respetivamente a ECE para as Ciências e Tecnologias – ECE (C&T) e a ECE para as Ciências Sociais e Humanidades – ECE (S&H). Os itens destas escalas agrupam-se em 3 fatores: Comportamentos Estratégicos de Planeamento, Comportamentos Estratégicos de Monitorização e Comportamentos Estratégicos de Autoavaliação. Neste estudo apresentamos resultados sobre as propriedades psicométricas de uma versão da escala, construída a partir da junção da ECE (C&T) e da ECE (S&H), aplicada a 187 alunos de cursos de Terapia Ocupacional. A análise fatorial exploratória resultou numa solução de 4 fatores: a Autorregulação de comportamentos (11 itens); a Autorregulação cognitivo-motivacional (9 itens); a Autorregulação no esclarecimento de dúvidas (4 itens); e a Autorregulação na confrontação com os pares (3 itens). No que respeita à consistência interna, os valores obtidos para o Alfa de Cronbach podem considerar-se aceitáveis.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectCompetência de Estudopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPsicometriapor
dc.titleContributo para a validação da Escala de Competência em Estudo (ECE)por
dc.typeotherpor
dc.peerreviewednopor
degois.publication.locationISPA - Instituto Universitário, Lisboa (Portugal).por
degois.publication.title13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopor
Appears in Collections:D-SA - Posters

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Livro-Resumos-13ColoquioInternacionaldePsicologiaeEducacao.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons