Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5146
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPestana, Susana-
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco-
dc.contributor.authorRosado Pinto, Susana-
dc.date.accessioned2020-01-14T14:30:03Z-
dc.date.available2020-01-14T14:30:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPestana, S., Peixoto, F., & Pinto, P. R. (2015, junho). Contributo para a validação da versão reduzida da Escala Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Poster apresentado no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ISPA - Instituto Universitário, Lisboa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5146-
dc.description.abstractAs abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAbordagens à aprendizagempor
dc.subjectPsicometriapor
dc.titleContributo para a validação da versão reduzida da escala Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST)por
dc.typeotherpor
dc.peerreviewednopor
degois.publication.locationISPA - Instituto Universitário, Lisboa (Portugal).por
degois.publication.title13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopor
Appears in Collections:D-SA - Posters

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Livro-Resumos-13ColoquioInternacionaldePsicologiaeEducacao.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons