Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pestana, Susana | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco | - |
dc.contributor.author | Rosado Pinto, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T14:30:03Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T14:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Pestana, S., Peixoto, F., & Pinto, P. R. (2015, junho). Contributo para a validação da versão reduzida da Escala Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Poster apresentado no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ISPA - Instituto Universitário, Lisboa. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5146 | - |
dc.description.abstract | As abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Abordagens à aprendizagem | por |
dc.subject | Psicometria | por |
dc.title | Contributo para a validação da versão reduzida da escala Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) | por |
dc.type | other | por |
dc.peerreviewed | no | por |
degois.publication.location | ISPA - Instituto Universitário, Lisboa (Portugal). | por |
degois.publication.title | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | por |
Appears in Collections: | D-SA - Posters |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-Resumos-13ColoquioInternacionaldePsicologiaeEducacao.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License