Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5145
Title: | Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
Authors: | Pestana, Susana Peixoto, Francisco Rosado Pinto, Patrícia |
Keywords: | Abordagens à aprendizagem Psicometria |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | ISPA (Instituto Superior Psicologia Aplicada) |
Citation: | Pestana, S., Peixoto, F., & Pinto, P. R. (2015). Contributo para a validação da versão reduzida da Escala Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). In Atas do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp. 120-129). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário. |
Abstract: | As abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5145 |
ISBN: | 978-989-8384-34-8 |
Appears in Collections: | D-SA - Comunicações com peer review |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-Atas_XIII_ColPsiEducacao_Junho2015.pdf | 6.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License