Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5040
wcag
Title: Treino de atividades de vida diária e ganhos funcionais nos doentes com acidente vascular cerebral
Authors: Coutinho, Sílvia da Costa
Orientador: Grilo, Eugénia Nunes
Keywords: Enfermagem
Reabilitação
Issue Date: Jul-2019
Citation: Coutinho, S. (2019). Treino de atividades de vida diária e ganhos funcionais nos doentes com acidente vascular cerebral. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Com o presente relatório, realizado no âmbito do Estágio Final, pretendemos descrever de uma forma reflexiva o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e de mestre. Descreve-mos também o processo de desenho e implementação de um projeto de intervenção profissio-nal em enfermagem de reabilitação, com objetivo de melhorar as capacidades funcionais nos doentes com Acidente Vascular Cerebral, mais concretamente no que diz respeito ao desempe-nho das suas atividades de vida diária. Este projeto de intervenção foi aplicado a cinco doentes e a estratégia metodológica de estudo de casos demonstrou que a implementação de planos de treino de atividades de vida diária se traduziu em ganhos funcionais e na redução da dependência dos doentes. Consideramos também, através da reflexão sobre as atividades desenvolvidas, adquiridas, neste processo de aprendizagem, as competências de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e de mestre.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5040
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de Reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sílvia_CoutinhoMestrado_PDFA.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons