Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5035
wcag
Título: Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
Autor: Saúde, Sandra
Zarcos, Ana Paula
Raposo, Albertina
Palavras-chave: Desenvolvimento socio-emocional
Aprendizagem
Autoconhecimento
Data: Jul-2019
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Saúde, S., Zarcos, A. & Raposo, A. (2019). Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior. In Livro de Atas of the IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), pp. 1010-1020. Bragança, 3 e 4 de maio de 2019. ISBN: 978-972-745-259-0.
Resumo: A escola como espaço de formação de indivíduos críticos e reflexivos tem perdido relevância numa sociedade onde impera a visão de que a formação deve adaptar-se ao mercado de trabalho. A falta de espaço para a construção pessoal projeta-se cada vez mais no “novo aluno” que chega ao ensino superior. É crescente o número de alunos que partilha desmotivação, desorientação e apresenta dúvidas como: para que serve o que estou a aprender? para onde quero mesmo ir? que utilidade tem tudo isto na sociedade em que estou, no tempo atual? São diversos os bloqueios que influenciam/dificultam o envolvimento socio-emocional do aluno de hoje no processo de aprendizagem. De que forma pode o professor/o mediador da aprendizagem ajudar a resolver esses bloqueios e com isso contribuir para um percurso de aprendizagem mais significativo foi a questão de partida do trabalho desenvolvido com 2 turmas a frequentar 2 cursos técnicos superiores profissionais numa Instituição de Ensino Superior localizada no Alentejo. Foi realizada uma experiência piloto com 2 turmas, selecionadas intencionalmente, que partilhavam os mesmos sinais de desmotivação, desinteresse e falta do envolvimento no percurso de formação. O trabalho consistiu na realização de um workshop sob o lema: “descobrir as emoções para potenciar as aptidões” com os seguintes objetivos: i) aprofundar a capacidade de introspeção e de autoconhecimento; ii) desenvolver habilidades socio-emocionais e iii) identificar aspetos facilitadores e bloqueadores do processo de aprendizagem na ótica do estudante. Através de diferentes dinâmicas de grupo, vinte alunos foram levados a refletir sobre: a) os seus objetivos de vida; b) a forma como vivenciam a sua realidade atual de aluno; c) os aspetos socio-emocionais que bloqueiam ou facilitam a sua relação com a aprendizagem. Da experiência piloto resultaram evidências que sublinham o quanto é fundamental que haja espaço e capacidade em contexto formativo para trabalhar as emoções individuais e de grupo.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5035
ISBN: 978-972-745-259-0
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/15084
Aparece nas coleções:D-ECSC - Comunicações com peer review

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SS, APZ&AR_INCTE_2019.pdf406.61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons