Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5019
wcag
Title: Ganhos decorrentes dos cuidados de reabilitação à pessoa com alteração do equilíbrio
Authors: Guerreiro, João Miguel Neves
Orientador: Reis, Maria Gorete Mendonça dos
Keywords: Equilíbrio
Enfermagem
Reabilitação
Competências
Issue Date: Sep-2019
Citation: Guerreiro, J. (2019). Ganhos decorrentes dos cuidados de reabilitação à pessoa com alteração do equilíbrio. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Nas últimas décadas, têm-se verificado alterações no estilo de vida e comportamentos na sociedade. Com o aumento da esperança média de vida e prevalência das doenças crónicas e a expetativa da população perante a manutenção da funcionalidade até ao fim da vida é alocada na evolução da ciência. Insere-se então a importância da enfermagem de reabilitação e a pertinência da investigação científica neste âmbito. O principal foco de atenção deste trabalho foram os “Ganhos decorrentes dos cuidados de Reabilitação à pessoa com alteração do equilíbrio”, pelo que foi desenvolvido um projeto de intervenção profissional neste âmbito. O relatório também vai mostrar o desenvolvimento das competências de especialista nomeadamente em enfermagem de reabilitação e em simultâneo revelar como foi conseguido desenvolver o perfil de mestre em Enfermagem. Foram os distintos processos de cuidados desenvolvidos que permitiram a sua concretização. O referencial teórico foi a Teoria do Autocuidado de Orem, a promoção do autocuidado e da maximização das capacidades da pessoa. Conclui-se que o programa de reabilitação implementado tendo em vista a recuperação do equilíbrio revela ganhos na capacitação para o autocuidado e para a participação social. Neste trabalho foram abordadas as competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação desenvolvidas durante a experiência de estágio.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5019
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de Reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Joao_Guerreiro_PDFA.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons