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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5010
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Durão, Anabela | - |
dc.contributor.author | Conta, Sana | - |
dc.contributor.author | Palma, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Elsa | - |
dc.contributor.author | Almeida, Adelaide | - |
dc.contributor.author | Santos, João | - |
dc.contributor.author | Trindade, João Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:06:22Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T12:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Durão, A. et al. (2019) Como reduzir o desperdício da água? Estudo de caso da ESTIG - IPBeja. Comunicação oral apresentada no 5º Simpósio Produção e Transformação de Alimentos e Ambiente Sustentável: 1º painel Ambiente Sustentável, 7, junho 2019, Instituto Politécnico de Beja | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8008-32-9 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5010 | - |
dc.description.abstract | A adesão das instituições de ensino ao programa Eco-escolas e os desafios ambientais que a Humanidade enfrenta representam a oportunidade destas desenvolverem atividades anuais em prol do ambiente e que conduzam a uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade, promovendo a alteração de comportamentos. As escolas apresentam, de facto, condições privilegiadas para o desenvolvimento de atividades, observação, questionamento, diagnóstico para a ação, para além de constituírem espaços de investigação e dinamização de projetos, que contribuem para o desenvolvimento sustentável. A cooperação e as parcerias entre as diferentes instituições locais e regionais, o compromisso e a participação ativa dos diferentes atores, potenciam a integração e expansão de cultura ambiental e de uso eficiente dos recursos. Assim, numa parceria realizada entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), no âmbito do programa Eco-escolas e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) Beja surge, entre outras atividades, a instalação da válvula redutora de pressão (VRP), na tubagem de ligação de água à ESTIG com a finalidade reduzir o desperdício da água. Em sistemas de abastecimento de água, as ações relacionadas com o desenvolvimento sustentável refletem-se nas atitudes direcionadas para o consumo controlado de água de forma a evitar o seu desperdício. O objetivo deste estudo é avaliar a evolução do consumo de água na ESTIG antes e após a adesão ao programa Eco-escolas (2015/16), assim como após a instalação da VRP (26/03/2018). Para além das campanhas de sensibilização realizadas, a instalação da VRP permitiu uma redução de pressão de serviço em cerca de 38%. Os resultados evidenciam redução do consumo de água mensal com maior enfoque nos meses subsequentes à instalação da VRP (5% a 41%), constituindo assim, uma medida preventiva e eficaz para controlar o desperdício, e um contributo para o uso eficiente da água e desenvolvimento sustentável no campus do IPBeja. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Consumo de Água | por |
dc.subject | Uso Eficiente de Água | por |
dc.title | Como reduzir o desperdício da água? Estudo de caso da ESTIG - IPBeja | por |
dc.type | other | por |
dc.peerreviewed | no | por |
degois.publication.location | Escola Superior Agrária. Instituto Politécnico de Beja | por |
degois.publication.title | Livro de resumos do 5º Simpósio “Produção e transformação de alimentos em ambiente sustentável” | por |
Appears in Collections: | D-ENG - Comunicações com peer review |
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Final_c_Abstract_5PTAAS _Durao_et_al_2019_10 de Junho.pdf | 293.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
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