Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5010
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDurão, Anabela-
dc.contributor.authorConta, Sana-
dc.contributor.authorPalma, Gabriela-
dc.contributor.authorRodrigues, Elsa-
dc.contributor.authorAlmeida, Adelaide-
dc.contributor.authorSantos, João-
dc.contributor.authorTrindade, João Paulo-
dc.date.accessioned2019-11-11T12:06:22Z-
dc.date.available2019-11-11T12:06:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDurão, A. et al. (2019) Como reduzir o desperdício da água? Estudo de caso da ESTIG - IPBeja. Comunicação oral apresentada no 5º Simpósio Produção e Transformação de Alimentos e Ambiente Sustentável: 1º painel Ambiente Sustentável, 7, junho 2019, Instituto Politécnico de Bejapor
dc.identifier.isbn978-989-8008-32-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5010-
dc.description.abstractA adesão das instituições de ensino ao programa Eco-escolas e os desafios ambientais que a Humanidade enfrenta representam a oportunidade destas desenvolverem atividades anuais em prol do ambiente e que conduzam a uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade, promovendo a alteração de comportamentos. As escolas apresentam, de facto, condições privilegiadas para o desenvolvimento de atividades, observação, questionamento, diagnóstico para a ação, para além de constituírem espaços de investigação e dinamização de projetos, que contribuem para o desenvolvimento sustentável. A cooperação e as parcerias entre as diferentes instituições locais e regionais, o compromisso e a participação ativa dos diferentes atores, potenciam a integração e expansão de cultura ambiental e de uso eficiente dos recursos. Assim, numa parceria realizada entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), no âmbito do programa Eco-escolas e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) Beja surge, entre outras atividades, a instalação da válvula redutora de pressão (VRP), na tubagem de ligação de água à ESTIG com a finalidade reduzir o desperdício da água. Em sistemas de abastecimento de água, as ações relacionadas com o desenvolvimento sustentável refletem-se nas atitudes direcionadas para o consumo controlado de água de forma a evitar o seu desperdício. O objetivo deste estudo é avaliar a evolução do consumo de água na ESTIG antes e após a adesão ao programa Eco-escolas (2015/16), assim como após a instalação da VRP (26/03/2018). Para além das campanhas de sensibilização realizadas, a instalação da VRP permitiu uma redução de pressão de serviço em cerca de 38%. Os resultados evidenciam redução do consumo de água mensal com maior enfoque nos meses subsequentes à instalação da VRP (5% a 41%), constituindo assim, uma medida preventiva e eficaz para controlar o desperdício, e um contributo para o uso eficiente da água e desenvolvimento sustentável no campus do IPBeja.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectConsumo de Águapor
dc.subjectUso Eficiente de Águapor
dc.titleComo reduzir o desperdício da água? Estudo de caso da ESTIG - IPBejapor
dc.typeotherpor
dc.peerreviewednopor
degois.publication.locationEscola Superior Agrária. Instituto Politécnico de Bejapor
degois.publication.titleLivro de resumos do 5º Simpósio “Produção e transformação de alimentos em ambiente sustentável”por
Appears in Collections:D-ENG - Comunicações com peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Final_c_Abstract_5PTAAS _Durao_et_al_2019_10 de Junho.pdf293.42 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons