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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4996
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Bruno, Luís | - |
dc.contributor.author | Araújo, Bruno | - |
dc.contributor.author | Pereira, João | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T14:33:13Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T14:33:13Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4996 | - |
dc.description.abstract | A navegação é uma das tarefas principais que os utilizadores podem realizar nos ambientes virtuais 3D. Muitas técnicas, metáforas e dispositivos de interacção têm sido desenhados, implementados e avaliados nesta área da Interacção Pessoa/Computador. Inicialmente, foram usados métodos de interacção indirecta para controlar a navegação, baseados no uso de controlos virtuais e físicos, mas, actualmente, os métodos inovadores que têm sido mais comummente investigados são suportados em interacção directa, conduzida pela acção do controlo de partes do corpo do utilizador, como a cabeça, o tronco, os braços/mãos e as pernas/pés. Este artigo descreve uma abordagem de uma técnica de navegação virtual denominada “Caminhar no Lugar”que permite a um utilizador controlar a velocidade de deslocamento do avatar. Fizeram-se experiências para determinar uma forma de cálculo genérica da velocidade instantânea da locomoção horizontal virtual baseada na velocidade vertical dos pés do utilizador ao caminhar no lugar, através do correlacionamento com a velocidade horizontal do utilizador no caminhar real. Os resultados obtidos permitiram determinar uma fórmula do cálculo da velocidade horizontal virtual para cada tipo de passo (devagar, moderado e rápido) e uma outra mais genérica e independente do tipo de passo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Grupo Português de Computação Gráfica | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Caminhar no lugar | por |
dc.subject | Interfaces 3D com o utilizador | por |
dc.subject | Locomoção virtual | por |
dc.subject | ambientes virtuais | por |
dc.title | Locomoção virtual via movimento físico do utilizador: controlo de velocidade do avatar | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.firstPage | 129 | por |
degois.publication.lastPage | 136 | por |
degois.publication.location | Aveiro | por |
degois.publication.title | 4a. Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador | por |
Appears in Collections: | D-ENG - Comunicações com peer review |
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51_final.pdf | Locomoção Virtual via Movimento Físico do Utilizador: Controlo de Velocidade do Avatar | 437.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
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