Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4978
Título: | Explosive strength training in school context: Effects of concurrent training sequence in prepubescent boys |
Outros títulos: | Treino da força explosiva em contexto escolar: efeitos da ordem e sequência do treino concorrente de força e aeróbio em rapazes pré-puberes |
Autor: | Alves, Ana Ruivo Marta, Carlos Marques, Mário |
Palavras-chave: | School Prepubescent Training Treino da força Treino aeróbio Contexto escolar Rapazes pré-puberes |
Data: | Mai-2015 |
Resumo: | Hoje em dia a atividade física e aptidão física são consideradas indispensáveis na preservação e melhoria da saúde e qualidade de vida, auxiliando o desenvolvimento holístico da criança (Marta, 2012). No entanto, atualmente é reconhecido o potencial do treino de força na promoção da saúde e prevenção de lesões (Faigenbaum et al., 2009). Por outro lado, as crianças envolvidas em aulas de educação física têm, frequentemente, de realizar concomitantemente treino de força e de resistência, na tentativa de alcançar diferentes metas de aptidão física em simultâneo (Santos et al., 2012). Ao contrário de vários estudos em adultos que sugerem que a magnitude das melhorias nos níveis de força é maior no grupo que realiza apenas treino de força, comparativamente ao grupo que realiza treino concorrente de força e aeróbio, vulgarmente referido como o "fenómeno de interferência" (García-Pallarés & Izquierdo, 2011), estudos recentes em adolescentes (Santos et al., 2012) e crianças pré-pubertárias (Marta, 2013) reportam adaptações semelhantes nos níveis de força induzidas pela aplicação de programas de treino de força e programas de treino concorrente. No entanto, segundo o nosso melhor conhecimento, não existem estudos na literatura disponível que comparem os ganhos de força em crianças pré-pubertárias quando sujeitas a programas de treino concorrente de força e aeróbio na mesma sessão e em sessões diferentes. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4978 |
Aparece nas coleções: | D-ECSC - Comunicações com peer review |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CongressInternational2015.pdf | 165.24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons