Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4978
wcag
Título: Explosive strength training in school context: Effects of concurrent training sequence in prepubescent boys
Outros títulos: Treino da força explosiva em contexto escolar: efeitos da ordem e sequência do treino concorrente de força e aeróbio em rapazes pré-puberes
Autor: Alves, Ana Ruivo
Marta, Carlos
Marques, Mário
Palavras-chave: School
Prepubescent
Training
Treino da força
Treino aeróbio
Contexto escolar
Rapazes pré-puberes
Data: Mai-2015
Resumo: Hoje em dia a atividade física e aptidão física são consideradas indispensáveis na preservação e melhoria da saúde e qualidade de vida, auxiliando o desenvolvimento holístico da criança (Marta, 2012). No entanto, atualmente é reconhecido o potencial do treino de força na promoção da saúde e prevenção de lesões (Faigenbaum et al., 2009). Por outro lado, as crianças envolvidas em aulas de educação física têm, frequentemente, de realizar concomitantemente treino de força e de resistência, na tentativa de alcançar diferentes metas de aptidão física em simultâneo (Santos et al., 2012). Ao contrário de vários estudos em adultos que sugerem que a magnitude das melhorias nos níveis de força é maior no grupo que realiza apenas treino de força, comparativamente ao grupo que realiza treino concorrente de força e aeróbio, vulgarmente referido como o "fenómeno de interferência" (García-Pallarés & Izquierdo, 2011), estudos recentes em adolescentes (Santos et al., 2012) e crianças pré-pubertárias (Marta, 2013) reportam adaptações semelhantes nos níveis de força induzidas pela aplicação de programas de treino de força e programas de treino concorrente. No entanto, segundo o nosso melhor conhecimento, não existem estudos na literatura disponível que comparem os ganhos de força em crianças pré-pubertárias quando sujeitas a programas de treino concorrente de força e aeróbio na mesma sessão e em sessões diferentes.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4978
Aparece nas coleções:D-ECSC - Comunicações com peer review

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CongressInternational2015.pdf165.24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons