Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4954
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRaposo, Albertina-
dc.contributor.authorMarques, Hugo-
dc.contributor.authorAndré, Céu-
dc.contributor.authorCoelho, LaSalete-
dc.contributor.authorColaço, Susana-
dc.contributor.authorFernandes, Sandra-
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Teresa Martins-
dc.contributor.authorSilveira, Margarida-
dc.contributor.authorUva, Marta-
dc.date.accessioned2019-10-23T13:28:32Z-
dc.date.available2019-10-23T13:28:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRaposo et al, 2019, A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão, IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas, Edição do Instituto Politécnico de Braçança, ISBN 978-972-745-259-0, disponível em http://hdl.handle.net/10198/15084por
dc.identifier.isbn978-972-745-259-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4954-
dc.description.abstractAs possibilidades de integração e/ou o reforço das temáticas de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento na formação de professores/as bem como a implementação e disseminação de atividades nos Agrupamentos de Escolas, partindo do princípio que estes representam espaços privilegiados para a participação e a construção do futuro das sociedades, representam uma oportunidade de contributo efetivo para a transformação social. É neste pressuposto que surge o Projeto Escolas Transformadoras. Tendo como parceiros uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, a Fundação Gonçalo da Silveira, e três Escolas Superiores de Educação integradas em Institutos Politécnicos (Beja, Santarém e Viana do Castelo), o Projeto Escolas Transformadoras propõe-se pensar a escola enquanto agente de cidadania que promove o pensamento crítico, a criatividade, modelos inovadores de ensino/aprendizagem que contribuem para repensar a Educação para a Cidadania, na sua dimensão de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento. Esta comunicação, assente nos resultados que se visam alcançar e nas atividades a desenvolver, é uma proposta de reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho colaborativo e a importância do cuidar da relação nas suas diferentes dimensões e esferas de atuação.por
dc.description.abstractThe possibilities to integrate and / or reinforce the themes of Global Citizenship Education and Development in teacher training as well as the implementation and dissemination of activities in the School Groups, assuming that they represent privileged spaces for participation and the construction of the future of societies, represent an opportunity for an effective contribution to social transformation. It is in this assumption that the Transforming Schools Project appears. Having as partners a Non-Governmental Development Organization, Fundação Gonçalo da Silveira, and three Higher Education Schools integrated in Polytechnic Institutes (Beja, Santarém and Viana do Castelo), the Transforming Schools Project proposes to think the school as an agent of citizenship that promotes critical thinking, creativity, innovative models of teaching / learning that contribute to rethinking Education for Citizenship in its dimension of Education for Global Citizenship and Development. This communication, based on the results to be achieved and on the activities to be developed, is a proposal for reflection on the development of collaborative work and the importance of taking care of the relationship in its different dimensions and spheres of action.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapor
dc.relationEscolas Transformadoraspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação para a cidadania globalpor
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectTrabalho em redepor
dc.titleA dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/15084por
dc.pagination1203por
degois.publication.firstPage849por
degois.publication.lastPage855por
degois.publication.locationInstituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugalpor
degois.publication.titleIV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de ataspor
Appears in Collections:D-BIO - Comunicações com peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Raposo_etal_INCTE2019.pdf207.01 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons