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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4954
wcag
Title: A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão
Authors: Raposo, Albertina
Marques, Hugo
André, Céu
Coelho, LaSalete
Colaço, Susana
Fernandes, Sandra
Gonçalves, Maria Teresa Martins
Silveira, Margarida
Uva, Marta
Keywords: Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Trabalho em rede
Issue Date: 2019
Publisher: Instituto Politécnico de Bragança
Citation: Raposo et al, 2019, A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão, IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas, Edição do Instituto Politécnico de Braçança, ISBN 978-972-745-259-0, disponível em http://hdl.handle.net/10198/15084
Abstract: As possibilidades de integração e/ou o reforço das temáticas de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento na formação de professores/as bem como a implementação e disseminação de atividades nos Agrupamentos de Escolas, partindo do princípio que estes representam espaços privilegiados para a participação e a construção do futuro das sociedades, representam uma oportunidade de contributo efetivo para a transformação social. É neste pressuposto que surge o Projeto Escolas Transformadoras. Tendo como parceiros uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, a Fundação Gonçalo da Silveira, e três Escolas Superiores de Educação integradas em Institutos Politécnicos (Beja, Santarém e Viana do Castelo), o Projeto Escolas Transformadoras propõe-se pensar a escola enquanto agente de cidadania que promove o pensamento crítico, a criatividade, modelos inovadores de ensino/aprendizagem que contribuem para repensar a Educação para a Cidadania, na sua dimensão de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento. Esta comunicação, assente nos resultados que se visam alcançar e nas atividades a desenvolver, é uma proposta de reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho colaborativo e a importância do cuidar da relação nas suas diferentes dimensões e esferas de atuação.
The possibilities to integrate and / or reinforce the themes of Global Citizenship Education and Development in teacher training as well as the implementation and dissemination of activities in the School Groups, assuming that they represent privileged spaces for participation and the construction of the future of societies, represent an opportunity for an effective contribution to social transformation. It is in this assumption that the Transforming Schools Project appears. Having as partners a Non-Governmental Development Organization, Fundação Gonçalo da Silveira, and three Higher Education Schools integrated in Polytechnic Institutes (Beja, Santarém and Viana do Castelo), the Transforming Schools Project proposes to think the school as an agent of citizenship that promotes critical thinking, creativity, innovative models of teaching / learning that contribute to rethinking Education for Citizenship in its dimension of Education for Global Citizenship and Development. This communication, based on the results to be achieved and on the activities to be developed, is a proposal for reflection on the development of collaborative work and the importance of taking care of the relationship in its different dimensions and spheres of action.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4954
ISBN: 978-972-745-259-0
Publisher version: http://hdl.handle.net/10198/15084
Appears in Collections:D-BIO - Comunicações com peer review

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