Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4953
wcag
Título: Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
Autor: Saúde, Sandra
Zarcos, Ana Paula
Raposo, Albertina
Palavras-chave: Desenvolvimento sócio-emocional
Aprendizagem
Autoconhecimento
Data: 2019
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Saúde, S., Zarcos, Ana P., Raposo, A., 2019, Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior, IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas, Instituto Politécnico de Bragança, ISBN: 978-972-745-259-0, disponível em http://hdl.handle.net/10198/15084
Resumo: A escola como espaço de formação de indivíduos críticos e reflexivos tem perdido relevância numa sociedade onde impera a visão de que a formação deve adaptar-se ao mercado de trabalho. A falta de espaço para a construção pessoal projeta-se cada vez mais no “novo aluno” que chega ao ensino superior. É crescente o número de alunos que partilha desmotivação, desorientação e apresenta dúvidas como: para que serve o que estou a aprender? para onde quero mesmo ir? que utilidade tem tudo isto na sociedade em que estou, no tempo atual? São diversos os bloqueios que influenciam/dificultam o envolvimento socio-emocional do aluno de hoje no processo de aprendizagem. De que forma pode o professor/o mediador da aprendizagem ajudar a resolver esses bloqueios e com isso contribuir para um percurso de aprendizagem mais significativo foi a questão de partida do trabalho desenvolvido com 2 turmas a frequentar 2 cursos técnicos superiores profissionais numa Instituição de Ensino Superior localizada no Alentejo. Foi realizada uma experiência piloto com 2 turmas, selecionadas intencionalmente, que partilhavam os mesmos sinais de desmotivação, desinteresse e falta do envolvimento no percurso de formação. O trabalho consistiu na realização de um workshop sob o lema: “descobrir as emoções para potenciar as aptidões” com os seguintes objetivos: i) aprofundar a capacidade de introspeção e de autoconhecimento; ii) desenvolver habilidades socio-emocionais e iii) identificar aspetos facilitadores e bloqueadores do processo de aprendizagem na ótica do estudante. Através de diferentes dinâmicas de grupo, vinte alunos foram levados a refletir sobre: a) os seus objetivos de vida; b) a forma como vivenciam a sua realidade atual de aluno; c) os aspetos socio-emocionais que bloqueiam ou facilitam a sua relação com a aprendizagem. Da experiência piloto resultaram evidências que sublinham o quanto é fundamental que haja espaço e capacidade em contexto formativo para trabalhar as emoções individuais e de grupo.
School as a space for critical thinking and reflexion has been losing its relevance in a society where the view is that training must adapt to the labor market. The lack of space for personal construction is projected more and more into the "new student" that reaches higher education. A growing number of students shares lack of motivation, direction and focus in what concerns purpose, and pose questions such as: what is the use of what I am learning? Where do I really want to go? How useful is all of this in this society in the present time?. There are several socio-emotional blockages that affect today’s learner. How can the trainer/mediator of learning help release these blockages? This was the starting question for the work developed with two classes attending two different professional technical courses at a Higher Education Institution located in Alentejo, Portugal. These two classes were selected for this pilot project, since both showed signs of the same lack of motivation, interest and personal involvement in their learning path. This pilot project consisted in the organization of a workshop under the motto: “discovering emotions to enhance aptitudes”. The objectives were: i) to improve the capacity for introspection and self-awareness; ii) to develop socio-emotional skills; iii) to identify aspects that facilitate or block the learning process, from the student’s perspective. Resorting to different group dynamics strategies, the workshop encouraged 20 students to reflect on: a) their life goals; b) the way they experience their current student reality; c) the socio-emotional factors that facilitate or block their attitude to learning. The evidences collected during this pilot project draw attention to how essential it is to create opportunities to work on the individual and group emotions within the learning context.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4953
ISBN: 978-972-745-259-0
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/15084
Aparece nas coleções:D-BIO - Comunicações com peer review

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SaúdeZarcosRaposo_INCTE2019.pdf344.45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons